Hyundai Ioniq 5 N deixa o Lamborghini Urus comendo poeira na arrancada

ioniq 5n x urus b
ioniq 5n x urus b

O Hyundai Ioniq 5 N se tornou o Golf GTI dos esportivos elétricos e tem mesmo eclipsado até carros de alta performance, como superesportivos de motor central… O hatch coreano está repetindo os feitos da Tesla e pulverizando carros a combustão.

Com 650 cavalos, o Ioniq 5 N é um ponto fora da curva das marcas coreanas, que não possuem histórico de carros de alta performance (e nem picapes, por exemplo), porém, o pessoal da Hyundai fez um trabalho excepcional neste hot hatch elétrico.

Num comparativo feito pelo canal Car Expert, o Hyundai Ioniq 5 N deixou o Lamborghini Urus comendo poeira. Eles testaram alguns carros, como o Rolls-Royce Cullinan e Mercedes-AMG G 63.

ioniq 5n x urus
ioniq 5n x urus

Com tração nas quatro rodas, o poderoso da Hyundai tem nada menos que 78,2 kgfm, o suficiente para lançá-lo de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, o mesmo que um Porsche Cayenne Turbo GT, o mais poderoso do SUV alemão coma mesma cavalaria.

Na arrancada, o Ioniq 5 N saltou na frente do Urus, que tem 660 cavalos em seu V8 4.0 biturbo, porém, mesmo com uma caixa automática de oito marchas e tração nas quatro rodas, o Urus não foi capaz de superar o Ioniq 5 N.

Para isso, o motorista usou o modo N Grin Boost, que dá um “super poder” ao Ioniq 5 N para ele baixar seu tempo de aceleração em 0,1 segundo. Olha o vídeo abaixo, fica fácil entender como ele superou o italiano.

ioniq 5n x urus a
ioniq 5n x urus a

Mesmo que as massas sejam distintas em volume, os pesos se equivalem, mas o HYundai despeja toda sua energia de imediato, enquanto o Lamborghini precisar “carregar” seu conjunto motriz enquanto acelera.

Apesar de serem ainda mal vistos por muita gente, os carros elétrios em modelos de alta peformance, superam facilmente a maioria dos superesportivos a combustão, não importando tanto a engenharia de excelência por trás de cada motor a gasolina, assinado na fábrica.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X