O Hyundai Ioniq 5 N se tornou o Golf GTI dos esportivos elétricos e tem mesmo eclipsado até carros de alta performance, como superesportivos de motor central… O hatch coreano está repetindo os feitos da Tesla e pulverizando carros a combustão.
Com 650 cavalos, o Ioniq 5 N é um ponto fora da curva das marcas coreanas, que não possuem histórico de carros de alta performance (e nem picapes, por exemplo), porém, o pessoal da Hyundai fez um trabalho excepcional neste hot hatch elétrico.
Num comparativo feito pelo canal Car Expert, o Hyundai Ioniq 5 N deixou o Lamborghini Urus comendo poeira. Eles testaram alguns carros, como o Rolls-Royce Cullinan e Mercedes-AMG G 63.
Com tração nas quatro rodas, o poderoso da Hyundai tem nada menos que 78,2 kgfm, o suficiente para lançá-lo de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, o mesmo que um Porsche Cayenne Turbo GT, o mais poderoso do SUV alemão coma mesma cavalaria.
Na arrancada, o Ioniq 5 N saltou na frente do Urus, que tem 660 cavalos em seu V8 4.0 biturbo, porém, mesmo com uma caixa automática de oito marchas e tração nas quatro rodas, o Urus não foi capaz de superar o Ioniq 5 N.
Para isso, o motorista usou o modo N Grin Boost, que dá um “super poder” ao Ioniq 5 N para ele baixar seu tempo de aceleração em 0,1 segundo. Olha o vídeo abaixo, fica fácil entender como ele superou o italiano.
Mesmo que as massas sejam distintas em volume, os pesos se equivalem, mas o HYundai despeja toda sua energia de imediato, enquanto o Lamborghini precisar “carregar” seu conjunto motriz enquanto acelera.
Apesar de serem ainda mal vistos por muita gente, os carros elétrios em modelos de alta peformance, superam facilmente a maioria dos superesportivos a combustão, não importando tanto a engenharia de excelência por trás de cada motor a gasolina, assinado na fábrica.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!