
O design automotivo vive de modas que vão e vêm, e a barra de LED frontal — aquela faixa luminosa que atravessa a dianteira (ou traseira) dos carros — se tornou uma das mais marcantes dos últimos anos.
A Hyundai foi uma das grandes responsáveis por popularizar esse estilo, aplicando-o em modelos como o Grandeur, o Kona e a Staria. Mas agora, o próprio chefe de design da marca coreana, Simon Loasby, quer colocar um ponto final nessa tendência visual.
Durante o Salão de Munique, Loasby — ex-Rolls-Royce e Volkswagen — falou à Car Magazine e foi direto: “Já deu de barra de LED”.
Segundo ele, o recurso foi interessante e funcionou no momento em que foi introduzido, mas virou um padrão que já perdeu o impacto. “Nós fizemos no Grandeur, Kona, Sonata… mas agora eu penso: ‘gente, chega’”, afirmou o designer.
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Para Loasby, o excesso de repetição tem transformado os carros em cópias uns dos outros, justamente o contrário do que o bom design deveria buscar.
E mesmo reconhecendo que, em mercados como o chinês, a barra de LED ainda é quase uma obrigação estética, ele afirma que na Europa isso já não faz mais tanto sentido — e os custos de produção também pesam nessa decisão.
A crítica não é só à própria Hyundai, mas à indústria como um todo. “Estamos procurando consistência, mas com enorme diferenciação. Queremos que cada modelo seja único”, explicou.
Segundo ele, a proposta da marca é adotar uma proporção criativa diferente: 80% de originalidade, 20% de elementos familiares, ao contrário da fórmula tradicional.

A saturação visual não se limita às barras de LED. Loasby também comentou sobre o uso de elementos de iluminação pixelada, algo que Hyundai introduziu em seus conceitos e que já está sendo reproduzido por marcas como a Fiat no novo Grande Panda.
A resposta da Hyundai? Evoluir e se afastar do que já virou padrão.
Prova disso é o Concept Three, revelado em Munique e que antecipa o futuro Ioniq 3.
O protótipo abandona a barra luminosa e aposta em uma linguagem mais limpa e sofisticada, mantendo apenas traços da iluminação pixelada em uma versão mais sutil e refinada.

Ao assumir que uma tendência criada por sua própria equipe se tornou excessiva, Hyundai mostra coragem para romper com o previsível.
E sinaliza um novo momento, onde o objetivo não é mais criar uma “assinatura de marca” com visual repetitivo, mas sim oferecer personalidade e identidade única a cada modelo — algo raro num mercado onde muitos carros estão começando a parecer variações do mesmo tema.
Se a Hyundai realmente vai abrir mão das barras de LED de vez, ainda é cedo para dizer. Mas o recado do designer-chefe é claro: a inovação exige saber quando parar. E para quem ditou a tendência, talvez seja a hora certa de virar a página.
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