Hyundai lançou moda e agora o designer-chefe quer acabar de vez com ela

hyundai sonata kona (1)
hyundai sonata kona (1)

O design automotivo vive de modas que vão e vêm, e a barra de LED frontal — aquela faixa luminosa que atravessa a dianteira (ou traseira) dos carros — se tornou uma das mais marcantes dos últimos anos.

A Hyundai foi uma das grandes responsáveis por popularizar esse estilo, aplicando-o em modelos como o Grandeur, o Kona e a Staria. Mas agora, o próprio chefe de design da marca coreana, Simon Loasby, quer colocar um ponto final nessa tendência visual.

Durante o Salão de Munique, Loasby — ex-Rolls-Royce e Volkswagen — falou à Car Magazine e foi direto: “Já deu de barra de LED”.

Segundo ele, o recurso foi interessante e funcionou no momento em que foi introduzido, mas virou um padrão que já perdeu o impacto. “Nós fizemos no Grandeur, Kona, Sonata… mas agora eu penso: ‘gente, chega’”, afirmou o designer.

Veja também

hyundai sonata kona (3)
hyundai sonata kona (3)

Para Loasby, o excesso de repetição tem transformado os carros em cópias uns dos outros, justamente o contrário do que o bom design deveria buscar.

E mesmo reconhecendo que, em mercados como o chinês, a barra de LED ainda é quase uma obrigação estética, ele afirma que na Europa isso já não faz mais tanto sentido — e os custos de produção também pesam nessa decisão.

A crítica não é só à própria Hyundai, mas à indústria como um todo. “Estamos procurando consistência, mas com enorme diferenciação. Queremos que cada modelo seja único”, explicou.

Segundo ele, a proposta da marca é adotar uma proporção criativa diferente: 80% de originalidade, 20% de elementos familiares, ao contrário da fórmula tradicional.

hyundai sonata kona (4)
hyundai sonata kona (4)

A saturação visual não se limita às barras de LED. Loasby também comentou sobre o uso de elementos de iluminação pixelada, algo que Hyundai introduziu em seus conceitos e que já está sendo reproduzido por marcas como a Fiat no novo Grande Panda.

A resposta da Hyundai? Evoluir e se afastar do que já virou padrão.

Prova disso é o Concept Three, revelado em Munique e que antecipa o futuro Ioniq 3.

O protótipo abandona a barra luminosa e aposta em uma linguagem mais limpa e sofisticada, mantendo apenas traços da iluminação pixelada em uma versão mais sutil e refinada.

hyundai sonata kona (5)
hyundai sonata kona (5)

Ao assumir que uma tendência criada por sua própria equipe se tornou excessiva, Hyundai mostra coragem para romper com o previsível.

E sinaliza um novo momento, onde o objetivo não é mais criar uma “assinatura de marca” com visual repetitivo, mas sim oferecer personalidade e identidade única a cada modelo — algo raro num mercado onde muitos carros estão começando a parecer variações do mesmo tema.

Se a Hyundai realmente vai abrir mão das barras de LED de vez, ainda é cedo para dizer. Mas o recado do designer-chefe é claro: a inovação exige saber quando parar. E para quem ditou a tendência, talvez seja a hora certa de virar a página.

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.