Hyundai revela o Ioniq 6 N, elétrico que quer ser barulhento, agressivo e sem modéstia

hyundai ioniq 6 n (1)
hyundai ioniq 6 n (1)

A Hyundai decidiu dobrar a aposta no segmento de esportivos elétricos com o novo Ioniq 6 N, apresentado oficialmente no Festival de Goodwood.

Depois do sucesso com o Ioniq 5 N, que surpreendeu ao levar o título de EV do ano em 2024, a marca coreana resolveu aplicar a mesma fórmula em um sedã de visual mais convencional, mas sem abrir mão da ousadia.

O Ioniq 6 N não tenta parecer discreto. Pelo contrário: as asas fixas no porta-malas, os detalhes em vermelho e preto e a nova tonalidade azul perolizada deixam claro que estamos diante de um carro que quer chamar atenção.

hyundai ioniq 6 n (2)
hyundai ioniq 6 n (2)

Com o novo facelift, os faróis de LED finíssimos na dianteira e as rodas exclusivas ajudam a reforçar essa pegada mais agressiva.

Debaixo da carroceria, o sedã esportivo esconde dois motores elétricos que, juntos, entregam 601 cavalos de potência em uso normal.

Mas há mais por vir: com o modo N Grin Boost ativado, o carro despeja 641 cv por 10 segundos, ideal para ultrapassagens ou arrancadas. O tempo de 0 a 100 km/h? Apenas 3,2 segundos.

hyundai ioniq 6 n (4)
hyundai ioniq 6 n (4)

Mas o que diferencia o Ioniq 6 N não é só o desempenho em linha reta. A Hyundai investiu pesado em tecnologia para criar uma experiência de direção mais visceral, quase como se fosse um carro a combustão.

A transmissão simulada N e-Shift, que já havia aparecido no Ioniq 5 N, está ainda mais refinada. Ela emula as trocas de marcha, inclusive com interrupções sutis na entrega de torque, aumentando a sensação esportiva.

Para completar a ilusão, o sistema N Active Sound+ traz sons artificiais que imitam escapamentos esportivos ou até barulhos de nave espacial, dependendo do modo escolhido.

hyundai ioniq 6 n (5)
hyundai ioniq 6 n (5)

A Hyundai garante que o novo processador acústico melhora a imersão sonora a bordo.

E como se não bastasse, o carro vem com diversos modos de condução voltados para pista, como o N Drift Optimizer, que ajuda o motorista a manter o controle nas derrapagens.

O N Launch Control gerencia tração e potência para largadas perfeitas, e o N Torque Distribution permite ajustar a distribuição do torque entre os eixos.

hyundai ioniq 6 n (6)
hyundai ioniq 6 n (6)

Até o gerenciamento térmico da bateria foi pensado: o modo N Battery prepara as células para extrair o máximo em provas de arrancada ou resistência.

Apesar de todos esses recursos digitais, a Hyundai também investiu em mudanças mecânicas reais. O Ioniq 6 N conta com novos amortecedores eletrônicos sensíveis ao curso e uma suspensão com geometria redesenhada.

O centro de rolagem mais baixo promete maior estabilidade em curvas e em alta velocidade. Tudo isso para manter o equilíbrio entre desempenho extremo e conforto no uso diário.

hyundai ioniq 6 n (7)
hyundai ioniq 6 n (7)

É claro que muitos motoristas ainda torcem o nariz para esportivos elétricos, especialmente os que tentam imitar carros a combustão com sons falsos e marchas virtuais.

Mas a proposta da Hyundai é clara: entregar emoção mesmo sem um motor a gasolina debaixo do capô.

E nesse aspecto, o Ioniq 6 N parece ter todos os ingredientes para conquistar quem busca diversão ao volante, mesmo no mundo silencioso dos EVs.

hyundai ioniq 6 n (8)
hyundai ioniq 6 n (8)


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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.