Em mais de 50 anos de existência, a Hyundai manteve-se longe de picapes tradicionais, desde as leves, derivadas de automóveis, até as picapes grandes para o mercado americano. Nada que tivesse uma caçamba envolvente era considerado.
Todavia, essa determinação em evitar o segmento começou a cair por terra após a Hyundai Santa Cruz e, vale incluir, a Kia Tasman, esta última bem mais tradicional.
Agora, na Coreia do Sul, o jornal Pulse revela que a Hyundai se juntou à General Motors para desenvolver, em conjunto, novas picapes e assim entrar de cabeça no mundo das caçambas que movimentam US$ 208,6 bilhões só em 2023.
Como sabemos, pelo menos por aqui, o agronegócio está galopando sobre as picapes, atraindo até os chineses. Nos states, a terra das picapes, elas reinam absolutas e para um público altamente conservador, que pagará o que for para tê-las em suas garagens.
Por isso, segundo o periódico sul-coreano, Hyundai e GM trabalharão para ter picapes em sinergia, com compartilhamento de marcas. Nesse caso, um mesmo modelo com estilos diferentes poderá ser vendido por Hyundai, Kia, Chevrolet e GMC.
O Pulse citou o seguinte: “Hyundai Motor e GM planejam desenvolver em conjunto picapes voltadas para o mercado latino-americano”.
Isso reforça uma coisa interessante que todo mundo por aqui questionava: a não presença da Kia Tasman na região. Sendo ela uma picape mais rustica e também focada no fora de estrada, parecia (e ainda parece) estranho ela não ser vendida aqui.
Com fábricas por aqui, as duas montadoras poderão emplacar modelos semelhantes de segmentos diferentes na América Latina. Nesse caso, a GM poderia ceder a Montana para ser vendida como Hyundai no Brasil.
Já no México, um novo projeto conjunto usaria a planta da Hyundai no país para produzir esse modelo monobloco de tamanho médio, importado para o Brasil também como Chevrolet.
Isso evitaria a chegada da Santa Cruz e adicionaria uma picape média menos SUV em mercados da região, evitando especialmente o mercado americano.
Especialistas sul-coreanos sugerem que a Hyundai estaria considerando as implicações do próximo governo dos EUA para com marcas estrangeiras.
O acordo nos moldes sugeridos poderia ser apenas o início do projeto, com a próxima geração de Montana e da nova picape média, com seus equivalentes da Hyundai, sendo feitos em plantas brasileiras/argentinas e mexicanas.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!