A Hyundai está preparando uma revolução digital para um dos seus modelos mais vendidos: o SUV Tucson.
De acordo com informações publicadas pela imprensa sul-coreana, a próxima geração do utilitário, esperada para o segundo semestre de 2026, marcará a estreia do sistema Pleos Connect, uma das maiores apostas da marca para entrar de vez na era dos veículos definidos por software.
Embora o atual Tucson ainda seja relativamente recente — lançado em 2020 —, a Hyundai já trabalha na quinta geração do modelo, identificada internamente pelo código NX5.
O novo Tucson chegará logo após o Elantra, que também será atualizado com a mesma tecnologia no segundo trimestre de 2026. A previsão é que o SUV chegue ao mercado norte-americano como modelo 2027.
O grande destaque da novidade é o sistema Pleos Connect, uma central multimídia baseada no Android Automotive OS, que trará uma interface altamente personalizável e repleta de recursos avançados.
A proposta da Hyundai é oferecer uma experiência semelhante à de um smartphone, com janelas múltiplas, assistente com inteligência artificial generativa e o sistema Pleos ID — que sincroniza perfis de usuário na nuvem e os carrega automaticamente em qualquer veículo compatível.
A Pleos Connect é apenas uma das três frentes da nova plataforma digital da Hyundai.
Além dela, haverá o sistema operacional próprio para os veículos e o Pleos Playground, um ambiente de desenvolvimento aberto que funcionará como uma loja de aplicativos para a instalação de soluções de terceiros.
Essa abordagem coloca a Hyundai lado a lado com outras fabricantes que investem pesado na ideia de carros definidos por software, como Tesla e Volvo.
No quesito design interior, rumores indicam que o novo Tucson virá equipado com uma grande tela central que integrará os principais comandos do carro, reduzindo drasticamente a presença de botões físicos.
No entanto, isso contraria recentes declarações da própria Hyundai, que afirmou publicamente seu compromisso com o retorno de comandos físicos nas cabines de seus próximos veículos, justamente após observar os problemas enfrentados por outras marcas que optaram por interfaces 100% digitais.
Independentemente disso, o próximo Tucson não deverá comprometer o apelo de um de seus maiores trunfos: o equilíbrio entre design, tecnologia e funcionalidade.
De janeiro a junho de 2025, o modelo registrou mais de 113 mil unidades vendidas apenas nos Estados Unidos — um crescimento de 23% em relação ao mesmo período do ano anterior —, consolidando-se como o carro mais vendido da marca no país. O Elantra aparece em segundo lugar, com pouco mais de 74 mil unidades.
Tudo indica que a Hyundai pretende transformar o Tucson em uma vitrine tecnológica, sem perder de vista aquilo que fez dele um sucesso global.
Se a marca conseguir combinar inovação com usabilidade e bom custo-benefício, o SUV poderá continuar reinando absoluto no seu segmento, agora com um pé firme no futuro digital da mobilidade.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!