
Após anos dominando as ruas europeias com a Touran, a Volkswagen pode estar preparando o retorno de uma minivan compacta — só que agora 100% elétrica.
Com a ID.Buzz ocupando o posto de micro-ônibus moderno, mas com preço nada amigável, a marca alemã está estudando a criação de uma minivan menor e mais acessível, que funcionaria como uma espécie de “irmã caçula” da Buzz.
Segundo informações publicadas pela revista britânica Autocar, a Volkswagen voltou a tirar da gaveta antigos projetos de minivans e está avaliando o lançamento de um novo modelo familiar elétrico.
A ideia seria preencher o vazio deixado pela Touran, que apesar de ainda vender bem em alguns mercados europeus, perdeu bastante espaço para os SUVs nos últimos anos.
Entre os conceitos revisitados pela engenharia da marca estariam o BUDD-e, mostrado em 2016, e também o Bulli de 2011 — ambos inspirados na velha Kombi, mas com proposta mais urbana e compacta.
O Golf SV de 2014 também teria servido de base para as primeiras projeções.
Mesmo sem muitas confirmações técnicas até o momento, especula-se que a minivan elétrica possa ser construída sobre a plataforma MEB+ ou até a futura SSP.
A faixa de bateria deve variar entre 60 e 80 kWh, oferecendo versões com tração dianteira ou integral.
Outra novidade em estudo é a introdução de portas deslizantes modernas e um novo sistema de bancos, em resposta ao avanço das marcas chinesas como a Zeekr no segmento de veículos familiares elétricos.
Hoje, a ID.Buzz custa cerca de 55 mil euros na Europa (aproximadamente R$ 320 mil), o que a posiciona fora da realidade de muitas famílias.
A nova minivan chegaria com preço abaixo disso, provavelmente entre 35 mil e 45 mil euros — ou algo entre R$ 200 mil e R$ 260 mil em conversão direta.
Com lançamento previsto apenas para 2027 ou 2028, o modelo ainda não tem nome definido, mas pode abandonar o sistema “ID” e assumir um novo posicionamento, talvez até resgatando o nome Touran em versão eletrificada.
A estratégia da Volkswagen deixa clara a tentativa de reconquistar um público que se viu empurrado para os SUVs, mesmo que muitas vezes precisasse de espaço interno e versatilidade, e não de altura do solo ou estilo aventureiro.
Se vier com bom custo-benefício, essa futura minivan elétrica pode surpreender e até reverter o desinteresse do mercado por MPVs — um segmento que, ao que tudo indica, ainda tem fôlego.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!