Ignorada pela Tesla, nova presidente do México promete um carro elétrico nacional

O México é um dos maiores produtores e exportadores de veículos do mundo, tendo uma posição privilegiada ao lado dos EUA e com mais de 40 acordos comerciais, que lhe permitem levar seus carros para todo o globo.

Todavia, assim como o Brasil, o México não tem uma montadora nacional de fato, ainda que aqui, a Lecar esteja dando passos nessa direção com seu Model 459.

Seja como for, parece que o novo governo do México incorporou em sua política a criação de uma marca ou montadora nacional, após o país ter sido ignorado pela Tesla . Musk, em julho, com temor de Trump, pausou o projeto da Giga México.

Agora, a nova presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou que o país fará esforços no sentido de ter seu próprio carro elétrico, mas não para competir com a Tesla. O foco será o consumidor mexicano, segundo a revista Fortune .

Sheinbaum disse que os carros da Tesla são muito “onerosos” e caros para o consumidor mexicano e prometeu o desenvolvimento de um carro elétrico compacto feito no país.

O objetivo não é apenas eletrificar o mercado mexicano, mas competir com os chineses que, assim como aqui, também estão invadindo o país. Já oferecidos no México há alguns anos, os carros da Tesla começam com o equivalente a US$ 30.000.

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Por isso, o novo governo mexicano provocará empresas e engenheiros mexicanos a buscar o desenvolvimento de um “carro elétrico compacto e barato”.

Sheinbaum disse: “A ideia é usar a engenhosidade de empresas mexicanas e pesquisadores mexicanos, para juntá-los e montar este carro elétrico. A ideia é criar cadeias de produção para que todo este carro elétrico seja feito em nosso país.”

Além da China, Claudia fez referência às motos indianas também, que invadiram as ruas da terra dos Astecas há alguns meses e estão criando um problema de segurança, já que até três pessoas andam regularmente sobre cada uma.

Bem, nesse caso, trata-se mesmo de falta de fiscalização e punição, não necessariamente a presença de motos indianas. De qualquer forma, parece que Sheinbaum está de olho no mercado de duas rodas também.

No entanto, o México tem problemas energéticos para promover uma eletrificação de massa, já que o país não tem reservas viáveis de lítio para baterias e a energia é extremamente cara, subsidiada pelo governo e com rede nacional “decrépita”.

Sobre a Tesla, uma vitória de Kamala Harris garantiria a retomada do projeto de Elon Musk no México, porém, a questão de um carro acessível aos mexicanos ainda ficaria por conta do próprio governo…

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X