
A Porsche está apostando em um recurso que promete mudar a forma como os carros elétricos são recarregados: o novo Cayenne elétrico será o primeiro modelo da marca a oferecer recarga por indução como item de série — ou quase isso.
A tecnologia será apresentada no Salão de Munique e funciona de forma simples: basta estacionar o carro sobre uma placa instalada no chão da garagem para iniciar a recarga, sem precisar plugar nada.
Apesar de parecer novidade, a ideia não é tão nova assim. A BMW chegou a testar algo semelhante nos EUA anos atrás, mas de maneira muito limitada.

A diferença é que agora a Porsche está trazendo essa tecnologia diretamente para a linha de produção, com foco no uso cotidiano. O sistema promete entregar até 11 kW de potência, o que, para uso doméstico, é mais do que suficiente para recarregar o carro durante a noite.
Um dos principais desafios foi técnico: garantir que a distância entre o receptor de energia no carro — instalado entre as rodas dianteiras — e a placa no chão fosse pequena o bastante para que a recarga sem fio funcionasse com eficiência.
A solução foi integrar o sistema com a suspensão adaptativa, que abaixa automaticamente o carro durante o carregamento para reduzir o espaço entre os componentes.

Além disso, a placa de carregamento foi desenvolvida com um design “one-box”, ou seja, já vem com praticamente tudo embutido, com exceção do cabo de alimentação.
Isso dispensa a necessidade de uma parede cheia de equipamentos ou de unidades de controle externas. Para ajudar na hora de estacionar exatamente sobre a placa, o sistema de câmeras 360° oferece uma visão especial voltada para o alinhamento com a base.
O recurso também está conectado ao aplicativo da Porsche, que inclui funções como pré-condicionamento do veículo e agendamento do carregamento.

A base conta com sensores de movimento e detecção de objetos estranhos, para evitar acidentes, mas a Porsche ainda não deixou claro se a placa faz parte do pacote de recarga sem fio ou se será vendida à parte.
Em termos de eficiência, a marca ainda não apresentou dados concretos. Enquanto empresas do setor falam em até 99% de aproveitamento, a realidade mais próxima gira em torno de 90%.
Parece promissor, mas na prática significa que o dono de um EV pode gastar mais energia e dinheiro apenas para não conectar um cabo. A Porsche garante que a tecnologia será lançada na Europa já no ano que vem, e outros mercados devem receber a novidade na sequência.

Como se não bastasse o sistema de carregamento inovador, o Cayenne elétrico também chamará atenção no estande da Porsche em Munique com uma camuflagem nada discreta: trata-se de um revestimento com 25 camadas ultrafinas de materiais eletroluminescentes, que acendem quando a corrente elétrica passa pelo carro.
A iluminação, controlada por variações de voltagem, foi criada para destacar o visual do SUV durante os momentos em que está parado para recarga sobre a placa.
O Cayenne elétrico completo será revelado ainda este ano, mas a marca já quer mostrar que não está apenas acompanhando a revolução dos EVs — quer liderá-la.
Resta saber se essa proposta de luxo e praticidade irá realmente conquistar os motoristas ou se ficará restrita ao mundo dos milionários que querem fugir do simples ato de plugar um carregador.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias