IIHS: estudo aponta que SUVs são mais perigosos para ciclistas

bike iihs

O Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), realizou um estudo para verificar quais tipos de carros são os mais perigosos para ciclistas nos EUA.

O resultado foi que os SUVs são os mais perigosos para ciclistas em caso de acidentes com base em relatórios de estatísticas de ocorrências em ruas e estradas americanas.

Sam Monfort, estatístico do IIHS, principal autor do estudo, comentou: “A frente alta dos SUVs pode atingir os ciclistas mais alto em seus corpos acima do centro de gravidade. Isso resulta em ciclistas sendo derrubados, onde podem ser atropelados, em vez de serem jogados no capô do veículo”.

Foram analisados 71 acidentes com bicicleta em Michigan que envolveram um único SUV ou carro e um ciclista de 16 anos ou mais.

Por meio da Abbreviated Injury Scale – que avalia as lesões por região do corpo – e do Injury Severity Score, que combina lesões de diferentes regiões em uma avaliação geral, foram comparadas com a gravidade das lesões infligidas por carros e SUVs.

O estudo analisou que em colisões de veículos utilitários esportivos, os ciclistas sofreram lesões por impacto no solo duas vezes mais que em relação aos carros mais baixos.

A análise do estudo apontou que os traumas corporais foram 55% maiores contra SUVs e as lesões na cabeça são 63% maiores.

Com o resultado, o instituto das seguradoras para segurança nas estradas, instou autoridades em Washington para “impedir que acidentes evitáveis ocorram em primeiro lugar”.

Cathy Chase, presidente da Advocates for Highway and Auto Safety, comentou: “O Departamento de Transporte dos EUA deve cumprir as normas de segurança veicular exigidas na Lei de Emprego e Investimento em Infraestrutura de 2021 com grande conveniência e urgência”.

Em 2021, a NHTSA registrou que 966 ciclistas morreram em acidentes nos EUA contra 621 de 2010.

Chase finalizou: “Com os ciclistas aproveitando as condições climáticas mais quentes, andar de bicicleta não deve se transformar em uma sentença de morte”.

[Fonte: Auto News]

 

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X