Imediatamente após início das novas tarifas nos Estados Unidos, Stellantis despede temporariamente quase 1.000 funcionários

fabrica stellantis turim (3)
fabrica stellantis turim (3)

A Stellantis está suspendendo temporariamente quase mil postos de trabalho nos Estados Unidos enquanto interrompe a produção em algumas fábricas no Canadá e no México em resposta às tarifas impostas pelo presidente Donald Trump.

As demissões afetam trabalhadores de cinco fábricas localizadas nos estados de Michigan e Indiana, segundo um porta-voz da montadora.

O COO da Stellantis na América do Norte, Antonio Filosa, enviou um e-mail aos funcionários no dia 3 de abril , poucas horas após entrarem em vigor as tarifas de 25 por cento sobre veículos importados para os Estados Unidos.

Uma taxa no mesmo patamar também será aplicada a componentes principais, como motores e transmissões, com início previsto até 3 de maio.

A empresa informou que sua planta em Windsor, Ontário — responsável pela produção das minivans Chrysler Pacifica e Voyager, além do elétrico Dodge Charger Daytona — será fechada por duas semanas a partir de 7 de abril.

fabrica stellantis turim (1)
fabrica stellantis turim (1)

Já a fábrica em Toluca, no México, onde são montados o Jeep Compass e o novo Jeep Wagoneer S elétrico, ficará parada de 7 de abril até o final do mês.

As demissões nos Estados Unidos, relacionadas a essa paralisação, acontecerão em unidades de estamparia em Sterling Heights e Warren, Michigan, e em três fábricas em Kokomo, Indiana, dedicadas à produção de transmissões e peças fundidas em metal.

O jornal Detroit News foi o primeiro a noticiar a paralisação da planta em Windsor e o conteúdo do e-mail de Filosa.

Na mensagem, Filosa afirma que a Stellantis precisará de “resiliência coletiva e disciplina para superar este momento desafiador”. Segundo ele, a empresa fará ajustes rápidos para lidar com as mudanças políticas e proteger sua posição competitiva.

Estamos avaliando os efeitos de médio e longo prazo dessas tarifas sobre nossas operações, mas também decidimos tomar ações imediatas, incluindo a suspensão temporária da produção em algumas de nossas fábricas no Canadá e no México”, escreveu Filosa.

Essas medidas afetarão alguns funcionários em nossas instalações de estamparia e powertrain nos EUA que dão suporte a essas operações. São decisões difíceis, mas necessárias diante da atual dinâmica do mercado.

Peças que estejam de acordo com as regras de comércio livre de tarifas estabelecidas pelo Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA) não estarão sujeitas à nova taxa de 25 por cento até que o Departamento de Comércio defina o processo de cobrança apenas sobre o conteúdo não americano.

As tarifas serão aplicadas apenas sobre o valor dos componentes estrangeiros em veículos que sigam as regras do USMCA.

Filosa destacou que o ambiente atual gera incerteza.

A Stellantis produz diversos produtos e componentes no México, incluindo o recém-lançado Wagoneer S, o Compass, caminhões Ram Heavy Duty, a van Ram Promaster, o motor Hurricane biturbo de seis cilindros em linha e o V8 Hemi de 6.4 litros.

Tenham certeza de que estamos profundamente engajados com todos os nossos principais parceiros, incluindo lideranças do governo, sindicatos, fornecedores e concessionárias nos EUA, Canadá e México, enquanto trabalhamos para lidar e nos adaptar a essas mudanças”, escreveu Filosa.

“Nosso foco é tomar decisões responsáveis, no melhor interesse dos nossos clientes, parceiros comerciais e de vocês, nossos funcionários — onde quer que estejam. Tenho confiança de que, juntos, enfrentaremos esses novos desafios como sempre fizemos, e sairemos ainda mais fortes.”

Separadamente, a Stellantis também está paralisando temporariamente a produção na fábrica de Warren Truck Assembly, em Michigan, responsável pela produção dos SUVs Jeep Wagoneer e Grand Wagoneer.

A pausa se deve à escassez de motores, segundo a agência Reuters.

A empresa afirmou que está destinando todos os motores disponíveis para manter a produção da picape Ram 1500. Essa paralisação não está relacionada às tarifas.

A unidade de Warren Truck deve interromper suas atividades a partir de 14 de abril, com previsão de retomar a produção normal no início de maio.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.