Indiana Bajaj aumenta a produção de motos em Manaus

bajaj fabrica
bajaj fabrica

A Bajaj, marca indiana já estabelecida no Brasil, anuncia a ampliação da capacidade produtiva no Polo Industrial de Manaus–AM, onde busca aumentar o atendimento à demanda do mercado nacional.

A medida íntegra é a estratégia global da companhia para atender ao rápido crescimento da demanda por seus modelos no País e será viabilizada por meio de parcerias estratégicas nos processos de solda e pintura de chassis.

Na instalação manauara, a soldagem dos chassis ficará sob responsabilidade da Bendsteel, com tecnologia fornecida pela Bajaj, empresa que faz parte de um grupo que iniciou suas atividades em 1986 e está presente na Zona Franca de Manaus desde 2009.

bajaj fabrica a
bajaj fabrica a

A Bendsteel da Amazônia possui certificação ISO 9001 desde 2015 e ampla experiência na produção de peças estampadas e conjuntos soldados.

Veja também

Para atender a Bajaj, a empresa contará com um espaço amplo e estruturado, equipado com tecnologia robótica de última geração importada da Índia, para fabricação dos chassis das motocicletas da marca.

Já a etapa de pintura dos chassis será conduzida pela Galvasistem, fundada em abril de 2008, especializada em galvanoplastia e KTL. A empresa é a única do segmento instalada em Manaus–AM com essa tecnologia disponível.

Inaugurada em junho de 2024, a fábrica brasileira da gigante indiana Tata foi projetada inicialmente para produzir 20 mil motocicletas por ano.

bajaj fabrica b
bajaj fabrica b

No primeiro ano, foram produzidas 9.004 unidades em Manaus. Já entre janeiro e agosto de 2025, a produção atingiu 19.545 unidades, consolidando o rápido avanço da operação nacional.

Até a inauguração da planta brasileira, a Bajaj já havia investido cerca de US$ 12 milhões no país. Mas, recentemente, a matriz indiana aprovou um aporte adicional de US$ 10 milhões para viabilizar a expansão.

Com os novos investimentos e parcerias, a fábrica da Bajaj passa a ter capacidade para produzir 200 motocicletas por dia, aumentando sua capacidade para até 48 mil por ano.

Na fábrica de Manaus são realizados processos como preparação de kits, montagem de motores e motocicletas, controle de qualidade, embalagem e expedição, empregando 200 pessoas.

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.