Enquanto o mercado global parece caminhar rumo a SUVs cada vez maiores, mais caros e recheados de tecnologia, a Índia segue um caminho próprio.
O novo Tata Altroz 2025 é um ótimo exemplo de como um hatch compacto pode ser modernizado com bom gosto, tecnologia e segurança – e ainda manter um preço que parece piada, ao menos para quem vive fora da Índia.
Lançado originalmente em 2019, o Altroz acaba de ganhar um facelift profundo que mexe em toda a carroceria, algo raro nesse tipo de atualização.
A dianteira ficou mais sofisticada com faróis mais finos, para-choques redesenhados e novas rodas diamantadas de 16 polegadas.
Nas laterais, as maçanetas agora são embutidas, dando um toque de modernidade ao visual. Atrás, as lanternas foram redesenhadas e conectadas por uma faixa de LED, e o para-choque ganhou detalhes em plástico escuro.
Por dentro, o que antes era simples virou mais refinado.
O modelo agora oferece painel com duas telas de 10,25 polegadas, volante de dois raios, novo console central com comandos herdados do SUV Tata Curvv e um novo banco traseiro com apoio de coxa e estilo lounge.
As portas traseiras abrem em 90 graus, facilitando bastante o acesso.
O pacote de segurança também impressiona: todas as versões saem de fábrica com seis airbags. Já as versões mais caras ganham teto solar com comando por voz, carregamento de celular por indução e som premium assinado pela Harman com 8 alto-falantes.
Sob o capô, nenhuma revolução – mas o leque de opções agrada. O comprador pode escolher entre o motor 1.2 a gasolina (88 cv), um 1.2 bicombustível gasolina/GNV (74 cv), ou um 1.5 turbodiesel de 90 cv.
Também há diferentes transmissões disponíveis: manual de 5 marchas, automatizada de 5 ou dupla embreagem de 6 marchas, sempre com tração dianteira.
Apesar de tantos avanços, os preços continuam incrivelmente acessíveis. A versão de entrada Altroz Smart custa 6,89 lakhs de rúpias (cerca de 8.100 dólares), enquanto a mais completa Accomplished +S chega aos 11,29 lakhs (aproximadamente 13.300 dólares).
Na Índia, o Altroz encara rivais como Suzuki Baleno, Toyota Glanza e Hyundai i20.
A versão esportiva Altroz Racer com motor turbo de 120 cv ainda não teve atualização confirmada, mas é provável que surja uma variante repaginada futuramente.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!