Inédito Volvo ES90 tem produção confirmada na China

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A Volvo acertou a produção de um novo carro elétrico que pode chegar ao Brasil, sendo ele o inédito sedã elétrico que deverá ser chamado de ES90, porém, internamente ele responde pelo código V551.

O ES90 será produzido na China para reduzir os custos de fabricação e torná-lo mais rentável, porém, se as restrições europeias aos carros elétricos feitos no país asiático aumentarem, provavelmente esse sucessor do S90 será sueco.

A montadora nórdica já fechou um acordo com a ABB para ampliar a automatização de suas linhas de produção, de modo a reduzir os custos de fabricação, assim como na China, uma das plantas da Geely ostentou a faixa: “Volvo Cars V551 First VP Car Celebration”.

Com uma carroceria atrás do pessoal da linha, devidamente coberta, a Geely-Volvo anuncia que o V551 será fabricado lá e este será o ES90, um inédito sedã elétrico com a plataforma modular SPA2 devido ao seu tamanho, por volta de 5,00 m.

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O ES90 terá variantes de tração traseira e integral com dois motores, assim como bateria de lítio que supostamente chegará a 107 kWh, garantindo autonomia de 644 km, sendo esse um alcance bom, mas não surpreendente para os chineses.

A Volvo não parece interessada em fazer números com o ES90, assim como com seus outros carros elétricos, porém, isso pode não ser uma boa ideia em lugares como a China, onde as marcas locais simplesmente já trabalham com autonomia de 1.000 km para 100% elétrico.

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Para a escandinava, a disputa é mesmo com as alemãs Audi, BMW e Mercedes-Benz, que igualmente não enveredaram na guerra de alcance dos chineses e isso pode ser bom para a sueca.

Ainda assim, com a Geely por trás, a Volvo poderia a qualquer momento usar uma célula maior com autonomia variando de 800 a 1.000 km se quiser, ainda que o custo disso seria grande o suficiente para atrapalhar o ES90 diante dos elétricos alemães.

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X