Ter energia infinita para usar é o sonho de muita gente, desde pessoas individuais até governos, mas por ora, ninguém chegou a isso exatamente, porque mesmo fontes renováveis possuem suas limitações. Para veículos, o mesmo se aplica e até hoje, nenhum conseguiu.
Mesmo assim, há quem tente chegar a isso e o influenciador digital Marksuel Carlos é um deles. Segundo o próprio em seu canal no Instagram, a ação de instalar um painel solar sobre seu BYD Yuan Plus se trata de uma brincadeira.
De fato é mesmo, afinal, tecnicamente é impossível usar uma simples placa de energia solar para ter “energia infinita” num automóvel, mesmo que o tal seja completamente revestido em células fotovoltaicas como os projetos universitários ou o holandês Lightyear 0.
Para garantir energia suficiente para rodar indefinidamente, seria necessário enormes áreas de captação solar para ter essa capacidade, já que as placas normalmente convertem somente de 15% a 22% da luz solar incidente em suas células.
No caso dos carros elétricos, mesmo estações de recarga como da Tesla, que possuam coberturas totalmente feitas de placas solares, não compensariam a energia consumida pelos veículos.
Como exemplificado pela jornalista Paula Gama, colunista do site UOL, uma placa de 470 watts, que é uma das mais potentes disponíveis para uso doméstico ou em barcos (veleiros), por exemplo, não seria suficiente para garantir ao SUV elétrico, energia para sempre.
Com bateria de 60 kWh, o Yuan Plus tem consumo médio de 16,7 kWh/100 km. Já a placa referida produz 1,645 kWh em 3,5 horas de insolação, período ideal para se obter essa conversão.
Tendo a perda de eficiência no inversor, que tem 80% de eficiência, a energia que chegaria à bateria Blade seria de 1,3 kWh, suficientes para apenas 7,8 km diários. Considerando a bateria de 60 kWh, para que a mesma alcance 100%, seriam necessários 46 dias de exposição solar contínua.
Só para rodar 100 km, seria preciso 13 dias de captação solar para que o Yuan Plus possa fazer isso. Então, tecnicamente hoje, não dá para rodar indefinidamente nessas condições, ainda que seja possível ampliar a autonomia, como o Lightyear 0 diz poder fazer.
Assim, por mais interessante que seja, a instalação de um painel solar em carro elétrico, que ainda não permite a recarga durante a condução, não compensa e pode até gerar multa por adulteração das características técnicas do veículo.
Melhor forrar o telhado com placas solares e assim reduzir os custos com recarga do veículo, algo que bem sendo feito por muita gente no país.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!