Influenciador brasileiro instala placa solar em seu BYD Yuan Plus para ter “energia infinita”

yuan plus solar 1

Ter energia infinita para usar é o sonho de muita gente, desde pessoas individuais até governos, mas por ora, ninguém chegou a isso exatamente, porque mesmo fontes renováveis possuem suas limitações. Para veículos, o mesmo se aplica e até hoje, nenhum conseguiu.

Mesmo assim, há quem tente chegar a isso e o influenciador digital Marksuel Carlos é um deles. Segundo o próprio em seu canal no Instagram, a ação de instalar um painel solar sobre seu BYD Yuan Plus se trata de uma brincadeira.

De fato é mesmo, afinal, tecnicamente é impossível usar uma simples placa de energia solar para ter “energia infinita” num automóvel, mesmo que o tal seja completamente revestido em células fotovoltaicas como os projetos universitários ou o holandês Lightyear 0.

yuan plus solar 2

Para garantir energia suficiente para rodar indefinidamente, seria necessário enormes áreas de captação solar para ter essa capacidade, já que as placas normalmente convertem somente de 15% a 22% da luz solar incidente em suas células.

No caso dos carros elétricos, mesmo estações de recarga como da Tesla, que possuam coberturas totalmente feitas de placas solares, não compensariam a energia consumida pelos veículos.

Como exemplificado pela jornalista Paula Gama, colunista do site UOL, uma placa de 470 watts, que é uma das mais potentes disponíveis para uso doméstico ou em barcos (veleiros), por exemplo, não seria suficiente para garantir ao SUV elétrico, energia para sempre.

yuan plus solar 3

Com bateria de 60 kWh, o Yuan Plus tem consumo médio de 16,7 kWh/100 km. Já a placa referida produz 1,645 kWh em 3,5 horas de insolação, período ideal para se obter essa conversão.

Tendo a perda de eficiência no inversor, que tem 80% de eficiência, a energia que chegaria à bateria Blade seria de 1,3 kWh, suficientes para apenas 7,8 km diários. Considerando a bateria de 60 kWh, para que a mesma alcance 100%, seriam necessários 46 dias de exposição solar contínua.

Só para rodar 100 km, seria preciso 13 dias de captação solar para que o Yuan Plus possa fazer isso. Então, tecnicamente hoje, não dá para rodar indefinidamente nessas condições, ainda que seja possível ampliar a autonomia, como o Lightyear 0 diz poder fazer.

Assim, por mais interessante que seja, a instalação de um painel solar em carro elétrico, que ainda não permite a recarga durante a condução, não compensa e pode até gerar multa por adulteração das características técnicas do veículo.

Melhor forrar o telhado com placas solares e assim reduzir os custos com recarga do veículo, algo que bem sendo feito por muita gente no país.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Etc

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X