Kia

Informações detalhadas sobre o câmbio automático de seis marchas do Kia Cerato

kia-motors-apresenta-oficialmente-o-new-cerato-no-brasil-4 Informações detalhadas sobre o câmbio automático de seis marchas do Kia Cerato

O blog oficial da Kia, chamado Kia Buzz, publicou detalhes sobre o novo câmbio automático de seis marchas da marca, que está sendo introduzido no Kia Cerato. Em comparação com a caixa automática anterior, de quatro marchas, esta unidade entrega um consumo cerca de 8% melhor.



Além disso, o sedã Cerato acelera de 0-100 em um tempo 15% menor, baixando o tempo em quase dois segundos. Na aceleração de 60-100, o tempo ficou 17% menor. A unidade de câmbio automático é 5 quilos mais leve, tem 62 peças a menos e é 6mm mais curta.

Sua Transmission Control Unit (TCU) recebe informações das rotações do motor, temperatura de óleo, torque, controlando assim mais precisamente a válvula solenóide, ajustando corretamente a pressão do óleo da transmissão.

Assim, a caixa de 6 marchas automática consegue entender melhor as ações do motorista e suas intenções, tornando seu funcionamento suave. Quanto à relação das marchas, em comparação com os câmbios anteriores, a 1ª marcha foi encurtada em 11% para melhorar a aceleração em aclives.

Ao mesmo tempo, a 6ª marcha foi alongada em 2,5%, para mais economia, maior velocidade final e durabilidade. Além disso, a Kia informa que está desenvolvendo um câmbio com oito marchas, para ser usado tanto em modelos de tração traseira quanto tração dianteira nos próximos anos.

COMPARTILHAR:
  • Renatto_A.

    8 marchas ?? Eu fico imaginando um Cerato com motor V6 3.2 298cv com tração traseira e câmbio de 8 marchas. Nossaaaaaaaaaaaaa !!!!

    • Romulo_Max

      hauasuhausauhsauhsahusashuauhs
      Seria interessante.
      Mas segundo a AE desse mês esse câmbio de oito marchas está sendo desenvolvido para equipar o Hyundai Genesis e o Kia Mohave, e provavelmente outros modelos top de linha das marcas. Uma transmissão automatizada com dupla embreagem de 6 e 7 marchas tbm está sendo desenvolvida, mas acho q essas inovações não irão atingir o Cerato, ele ja está mto bem servido com essa nova transmissão

      • Zectros

        Geralmente um câmbio de 8 marchas, com muita tecnologia, equipa carros grandes e mais caros, com motores grandes e muita potência.

    • AlexandreCE

      8 marchas me lembra o siena 1.0 6 marchas que só faltava matar o motorista de tanto movimentar a alavanca de câmbio…. hehehehe…

      • Zectros

        Nesse caso, o de 8 marchas é automático. Não vai ser manual…

  • spok

    esses numeros seriam quanto? 0-100 , consumo, 60-100, porcentagem nao me ajudo muito.

    Cambio de 8 marchas!? É realmente os coreanos nao estao de brincadeira.

  • leoofls

    mesmo com o cambio automatico de seis marchas,eu nao levaria!
    prefiro esperar e pegar o 408 ou o fluence,mesmo sendo mais caros!

  • willyaugusto

    E qual o novo tempo!?

    E qual o novo consumo!?

    • MarcLP

      Exatamente. Nem se deram ao trabalho de pesquisar o tempo antigo e fazer a regra de 3?

    • Romulo_Max

      Segundo os dados de um teste q a QR fez no Cerato automatico de 4 marchas e botando esses dados anunciados seria mais ou menos isso:

      0 a 100: 12,4s – 15% = 10,54s
      Consumo urbano: 10,5km/l + 8%= 11,34km/l
      Consumo rodoviario:13,9km/l + 8%= 15,01 km/l
      Retomada 60 -100: 7s – 17%= 5,8s

      Sem falar q o nivel de ruido interno deve cair tbm, especialmente em altas velocidades

      • willyaugusto

        Se for isso mesmo seriam desempenho e consumo muito bons para este carro!

  • duhehe

    Cambio de 4 marchas é muito ruim na pista. A 3 grita e a 4 o carro não vai.

    Ja tive um com 6 e a coisa é bem melhor, porem as marchas eram bem curtas até a 5 ( bora 2.0 Tiptronic)

    • eds2010

      Muito interessante. Nunca ouvi relato de alguem com o cambio da VW no motor 2.0 de 115cv. ME tira uma duvida ele é ruidoso pelo fato do cambio ser mais curto?

      • duhehe

        O meu era flex … entao teoricamente 120 cv, mas no alcool o motor sofre algumas alteraçoes de torque e o cambio não conversa bem com o motor .. já com gasola ele funciona bem demais

        cara … o cambio não era ruidoso não … pra fala a verdade , o motor não eh tão forte mais o barulho dele é legal demaisss …. Andar a 120km/h com ele é pessimo pq fica em 2500 rpm ( pouca força apesar de ser 8v) e ai parece que o carro é uma lesma ambulante …

        Outra coisa é … se vc fica escutando o pessoal aqui falando bobagens pensa que ele não anda… pessoal fica muito preso a numeros e fala sem saber .. pq muitos tiveram nem meia duzia de carro na vida.

        Eu pegava estrada tdo dia … Jundiai ate SP ..e eu ia de ponta a ponta da bandeirantes de 140 a 160 km/h … ele ficava em +- 4 k rpm e ficava bem legal andar …

        Eu cansei de ''educar'' pessoal na pista .. i30, Corolla. … O bora não sai tão na frente mais quando chega a 200 km/h muitos param por ai… e é ai que o Bora mostra sua forca .. vai indo indo indo … chega a 215.. 220 e voce pode entra na curva sem medo que ele não te abandona…
        Vectra GT dava até dó … Aquilo sim não anda NADA.
        Unicos que me deram trabalho e não consegui ultrapassar foi Civic e Astra e 307 manual.

        Se tiver mais alguma duvida só falar !

  • tiards

    Como se 8 marchas fosse grande coisa…

    • Igor_Pires

      Pode não ser, mas um V6 3.2 com 298 cv e tração traseira acho que é ALGUMA coisa não?

    • Del

      8 marchas é grande coisa SIM, até mesmo para motores pequenos…

      O câmbio trabalha o tempo todo, provendo melhores respostas ao motorista em qualquer situação e melhorando o consumo, principalmente na estrada em velocidade de cruzeiro.

      • SeuCanalha

        Pra que 8 se existem Infinitas ( CVT ) ? ? ?

  • JJJJunioRRRR

    Hum ? Cambio de 8 marchas para modelos com tração traseira? A Kia tem algum modelo com tração traseira ou isso é só uma deixa pra dizer que a Kia ta fazendo um modelo RWD ?
    AAAhh, tem o Bongo !!!

    • spok

      Mohave é traseira

      • JJJJunioRRRR

        Na verdade a Mohave é AWD, tração permanente nas 4 rodas.

        • spok

          nao é nao, ela tem controle de tracao, e tem 4×4 reduzida. AWD sao os crossover da vida

  • Cil

    Acho queo Soul também iria bem com esse câmbio. Será que vão adotá-lo no novo Picanto?

    • eds2010

      Talvez seja CVT. Eu ja vi uma noticia cogitando o CVT pelo fato de não perder rendimento com um motor menor. Com certeza iria deixar o carro mais silencioso com melhor consumo e ainda seria superior ao cambio de 6 marchas pelo fato de não ficar utilizando em uma maior quantidade o conversor de torque.

      Aproveitando o assunto, vc ja conseguiu medir o consumo do seu carro com o cambio automatico ?

      • Cil

        Vou fazer a conta agora, pois enchi o primeiro tanque completo no final de semana.

        Agora confesso que estou um cadinho impressionada com o carrinho já que depois de 100 km rodados após encher o tanque o ponteiro agora que chegou na metade do primeiro 1/4 do tanque. Meu ex-KA fazia 100 km com o primeiro 1/4. Mas normalmente, o ponteiro desce mais lentamente nesse primeiro 1/4, então vamos ver.

  • ahansei

    quero nem saber…..aumentaram os precos e agora o kia cerato hatch vai ter preço igual a um i30 carro muito superior ???? ridiculo

    • eds2010

      Aqui no Brasil pode. Sabe porque? Porque muitos aqui vão de pensamento a "beleza" do carro e isso que define. Pelo menos 50% dos "entendidos" aqui do site irão lhe dizer isso. Realmente eu sou mais o i30 tbm ou se puder gastar um pouquinho mais, pegar o Focus 2011 2.0 GLX 1/2.

      • ahansei

        compro i30 automatico e quem sabe com teto solar por 58.000R$ !!! um cerato (q eh inferior) automatico se passar de 52.000 eu mando pros infernos. !!!!!!!

  • PavaoFilho

    Não tenho certeza, mas no comercial do Cerato de 6 marchas aparece o volante e parece que tem borboletas. É isso mesmo?

  • KTA2010

    O que é melhor 8 marchas ou sem marchas (CVT)??? De qualquer forma a Kia está de parabéns…., já está mais do que na hora de iniciar a produção do Cerato no Brasil, e também do Sportage (New) e não do Old (Tucson) como fez a Ruinday, assim a Kia só se preocuparia com a importação de modelos maiores como Optima, Sorento, Cadenza, Mohave, etc….

  • victorhugomca

    Moro no Rio e vi algumas unidades do cerato 2011 na cegonha, percebi que os repetidores de seta no retrovisor agora serão de leds, como foi apresentado no cerato hatch esse ano no salão.

  • GarfieldMix

    Não foi nada disso que a 4 RODAS mostrou..esse câmbio até piorou o desempenho e consumo! Acreditem. Vejam a revista desse mês.

    • eds2010

      É a 4 Rodas?? se for, obrigado. Dispenso.

    • Rodrigo

      Esta revista em questão já perdeu sua credibilidade faz um tempo. Nunca falou bem de carro coreano.

  • FabianoSR

    Mas e o piloto automático? Ele vai ter isso em 2011? Carro automático sem piloto automático (cruise control) é sem graça.

  • cleberzc

    Eu fui ver para comprar, realmente o carro é muito bom, porém a suspensão é muito barulhenta. A concessionária queria 64.500,00 no Top automático com trocas atrás do volante e rodas aro 17, financiamento com 50% de entrada e 24x sem juros (somando só IOF e TAC do financiamento – 1000 aproximadamente) bancado pela concessionária. Não fechei negocio pois para pegar um carro 1.6 nesse valor… não achei bom negocio. Tem Focus 1.6, C4 e C3 1.6, 307, até New Fiesta 1.6 que saem mais barato e oferecem quase a mesma coisa (se não mais), tirando somente o cambio 6 marchas. O que vocês acham?

    • Romulo_Max

      Eu acho q dentre os q vc falou o Cerato seria a minha opção. O Focus 1.6 nunca vi,mas sempre li q ele não dava conta do tamanho do carro e o acabamento era mto simples, ja o C4 não gosto do estilo e o cambio automatico da Citroen acho q é o pior 4 marchas do mercado, C3 é compacto premium, nem boto na mesma lista pois é mto apertado e o visual ja tah cansado, na minha opiniao, 307 está saindo de linha e o cambio é o mesmo do C4, o new Fiesta te dá vantagem em segurança e na estetica, mas ainda continua sendo um sedan compacto premium e tem menor entreeixos e espaço interno limitado, o Cerato é medio pra valer, com entreeixos igual ao do civic, portamalas maior, ganhou melhor acabamento (emborrachado), tecidos, e o novo cambio e nessa versão top q vc ja avaliou ele ainda consegue ser mais 10mil mais barato q um City top, ou praticamente do mesmo preço q o new Fiesta top, q não paga imposto de importação e não tem farois de neblina.
      Eu esperaria pra comprar no ano q vem, qnd a euforia do lançamento tivesse passado um pouco mais e levaria o Cerato,mas depende das tuas necessidades.

    • Rodrigo

      Amigo, passei pela mesma situação que você. Vou te dizer que o Cerato 1.6, anda melhor que o Vectra, Astra, Golf 2.0. O conjunto tem tanta tecnologia que supera muitos concorrentes. E falando em economia, meu carro fez 17.2 em viagem andando com calma. Troquei o Vectra pelo Cerato e estou adorando, isto que o meu é o 4 marchas. Minhas dúvidas estavam entre Civic, Cerato, Corola e i30. O Cerato me surpreendeu.
      Abraços.

  • rBvix

    com 8 marchas a ré vai ter q ser acionada por botão pq n vai ter espaço pra por XD~

  • Alex Da Copiosa

    Alguém sabe me dizer para que serve um botão com a letra P>>> (COM UM SIMBOLO PARECIDO COM ISSO) que tem ao lado do cambio do cerato 2014

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email