Inmetro escolhe campo de provas da GM para ser a pista de testes de eficiência energética

gm cpca pista
gm cpca pista

O Inmetro escolheu o campo de provas da GM em Indaiatuba, na região metropolitana de Campinas, para ser sua pista de testes de eficiência energética para a famosa tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).

Coordenado pelo Inmetro, em parceria com o Ministério de Minas e Energia e o Ibama, visa informar o consumidor sobre a eficiência energética dos veículos vendidos no Brasil.

Desde 2008, o programa do Inmetro classifica automóveis de passeio, picapes e utilitários com base no consumo de combustível, emissões de CO₂ e, no caso de elétricos e híbridos, também a autonomia.

Nesse caso, o conhecido Campo de Provas de Cruz Alta (CPCA), conduzirá duas etapas do programa, oferecendo a todas as empresas participantes do PBEV uma estrutura para garantir padronização, agilidade e precisão nos resultados que orientam os consumidores sobre o consumo dos modelos avaliados, segundo a GM.

Segundo a programação, a primeira fase inclui a pesagem dos veículos, seguida pelo teste de desaceleração, que avalia a eficiência aerodinâmica e a resistência ao rolamento.

Essa etapa será realizada em uma pista projetada especificamente para esse tipo de medição, com duas retas paralelas de 2,2 quilômetros interligadas por curvas, pelas quais o NA já andou.

O traçado é rodeado por vegetação, ajudando a reduzir a ação do vento e garantindo condições mais estáveis para os testes.

Na área do CPCA, por exemplo, está a maior floresta de macadâmia do país e densa vegetação que não só reduz o vento, mas esconde os segredos da GM…

O primeiro teste no CPCA contará com 27 modelos, incluindo o Equinox EV (possivelmente FWD ou RWD), sendo um veículo de cada fabricante, que individualmente conduz os testes com seu próprio carro e profissional responsável, sob acompanhamento dos auditores do Inmetro em todas as fases.

Hércules Souza, chefe da Divisão de Regulamentação e Qualidade Regulatória do Inmetro, comenta: “O Campo de Provas foi selecionado com base em critérios técnicos, como infraestrutura disponível, capacidade operacional e conformidade com os requisitos dos ensaios de eficiência energética do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular”.

Souza completa: “A escolha buscou assegurar bases técnicas sólidas para decisões que impactam o consumo e a sustentabilidade”.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias GM
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X