Investimentos despencam e Estados Unidos correm o risco de perder para a China na corrida global dos EVs

byd vence tesla
byd vence tesla

Os Estados Unidos podem estar entregando a liderança da próxima revolução automotiva nas mãos da China.

Desde o retorno de Donald Trump à Casa Branca, a estratégia americana para veículos elétricos foi drasticamente alterada, com o fim dos subsídios federais, revisão das regras de emissões e abandono de incentivos que vinham impulsionando investimentos bilionários no setor.

Segundo dados do US Clean Investment Monitor, os investimentos relacionados a EVs caíram quase um terço no terceiro trimestre de 2025, totalizando US$ 8,1 bilhões — contra mais de US$ 12 bilhões no mesmo período do ano anterior.

Além disso, cerca de US$ 7 bilhões em projetos foram simplesmente cancelados entre abril e setembro.

Veja também

tesla model y standard (15)
tesla model y standard (15)

A guinada preocupa não só especialistas em energia limpa, mas também executivos do setor automotivo.

Håkan Samuelsson, CEO da Volvo Cars, alertou: “Assim que você enfraquece esses sinais, tudo desacelera”, referindo-se ao impacto imediato que o recuo político dos EUA causa na inovação.

Na prática, a decisão de Trump fortalece a posição da China, onde montadoras como BYD e Geely continuam expandindo agressivamente com apoio estatal e foco total em EVs.

Na Europa, a mudança americana já levanta dúvidas sobre a proibição dos motores a combustão a partir de 2035, com montadoras pressionando por exceções para híbridos plug-in.

volvo xc70 2026 4
volvo xc70 2026 4

Trump, por sua vez, classificou os carros elétricos como uma ameaça à indústria automobilística americana, afirmando que eles provocariam o “aniquilamento completo” do setor.

O efeito colateral dessa política já aparece nas projeções. A consultoria AlixPartners revisou para baixo as estimativas de vendas de EVs nos EUA: apenas 7% das vendas em 2026 serão de modelos 100% elétricos — número quase metade da previsão anterior.

Até 2030, espera-se que os EVs representem apenas 18% das vendas no país, contra 40% na Europa e 51% na China.

Apesar do alerta de longo prazo, a decisão agrada algumas montadoras no curto prazo. A Ford, por exemplo, registrou perdas de US$ 3,6 bilhões com sua divisão de elétricos, enquanto obteve lucro de US$ 2,3 bilhões com carros a combustão e híbridos.

ford f 150 lightning (2)
ford f 150 lightning (2)

O CEO Jim Farley comemorou o “renascimento” dos motores a gasolina, descrevendo-o como “uma oportunidade de bilhões de dólares”.

Já a Stellantis anunciou investimento recorde de US$ 13 bilhões nos EUA para ampliar a produção de modelos térmicos e híbridos, em clara resposta ao novo ambiente regulatório.

Analistas, no entanto, alertam para os riscos dessa mudança. Mark Wakefield, da AlixPartners, destacou que o retorno ao motor a combustão pode ser “uma boa notícia no curto prazo”, mas compromete a competitividade a médio e longo prazo.

“O risco é que as montadoras tradicionais fiquem para trás frente aos chineses, que estão avançando em escala, preço e tecnologia de baterias”, afirmou.

Com o recuo dos EUA, o futuro da mobilidade elétrica global pode, cada vez mais, ter sotaque mandarim.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.