O governo de São Paulo está tentando aprovar na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), um projeto de lei que estabelece isenção de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para veículos híbridos e movidos a hidrogênio.
A proposta foi enviada à Casa pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em outubro do ano passado, mas até agora não obteve aprovação na assembleia paulista, uma vez que o projeto de lei não inclui os carros elétricos.
A expectativa do governo paulista era que o projeto seria aprovado na terça (11), mas até o momento ele só obteve discussão no Plenário e sem nenhuma decisão.
Tarcísio não quer incluir os carros elétricos no projeto, beneficiando somente veículos que são ou serão produzidos no Estado, como os Toyota Corolla e Corolla Cross, assim como o Haval H6.
Mas, não é somente isso. Ricardo Bastos, presidente da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), comenta que a medida exclui também veículos como o híbrido plug-in com combustão a gasolina, segundo o jornal Estadão.
Bastos lamenta: “É uma pena, porque São Paulo sempre puxa essas tecnologias”.
No caso da GWM, a marca chinesa tem essa tecnologia, mas o Haval H6 também tem a versão HEV2 sem recarga externa e com motorização que pode ser convertida em flex mais rapidamente.
Já a Toyota não apresentou planos imediatos para versões PHEV Flex de Corolla, Corolla Cross ou do futuro Yaris Cross. Ainda assim, não seria estranho se o fizesse, já que detém a tecnologia.
Por ora, o projeto de Tarcísio de Freitas inclui somente carros abastecidos com hidrogênio ou híbridos com motor elétrico e motor a combustão que utilize etanol.
No Brasil, o hidrogênio ainda caminha a passos lentos, mas a Toyota acenou com a tecnologia, o que convenceu o governador paulista a incluí-lo na proposta.
O limite para isenção do IPVA no projeto é de R$ 250 mil, corrigido pelo IPCA.
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