Isenção de IPVA para carros híbridos flex e hidrogênio é o objetivo do Governo de São Paulo

corolla cross 100k
corolla cross 100k

O governo de São Paulo está tentando aprovar na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), um projeto de lei que estabelece isenção de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para veículos híbridos e movidos a hidrogênio.

A proposta foi enviada à Casa pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em outubro do ano passado, mas até agora não obteve aprovação na assembleia paulista, uma vez que o projeto de lei não inclui os carros elétricos.

A expectativa do governo paulista era que o projeto seria aprovado na terça (11), mas até o momento ele só obteve discussão no Plenário e sem nenhuma decisão.

Tarcísio não quer incluir os carros elétricos no projeto, beneficiando somente veículos que são ou serão produzidos no Estado, como os Toyota Corolla e Corolla Cross, assim como o Haval H6.

Mas, não é somente isso. Ricardo Bastos, presidente da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), comenta que a medida exclui também veículos como o híbrido plug-in com combustão a gasolina, segundo o jornal Estadão .

Bastos lamenta: “É uma pena, porque São Paulo sempre puxa essas tecnologias”.

No caso da GWM, a marca chinesa tem essa tecnologia, mas o Haval H6 também tem a versão HEV2 sem recarga externa e com motorização que pode ser convertida em flex mais rapidamente.

Já a Toyota não apresentou planos imediatos para versões PHEV Flex de Corolla, Corolla Cross ou do futuro Yaris Cross. Ainda assim, não seria estranho se o fizesse, já que detém a tecnologia.

Por ora, o projeto de Tarcísio de Freitas inclui somente carros abastecidos com hidrogênio ou híbridos com motor elétrico e motor a combustão que utilize etanol.

No Brasil, o hidrogênio ainda caminha a passos lentos, mas a Toyota acenou com a tecnologia, o que convenceu o governador paulista a incluí-lo na proposta.

O limite para isenção do IPVA no projeto é de R$ 250 mil, corrigido pelo IPCA.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X