Isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas é sancionada; medida atenderá cerca de 4,3 milhões de motocicletas em SP

Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, sancionou a lei que isenta motocicletas, ciclomotores e motonetas com até 180 cilindradas (cm³) — de propriedade de pessoas físicas — do pagamento de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

A isenção já vale para 2026 para os veículos que estejam em situação regular de registro e de licenciamento, segundo o governo paulista.

A medida beneficia milhões de motociclistas no estado e tem forte impacto no orçamento de quem utiliza a moto como instrumento de trabalho, especialmente entregadores e prestadores de serviço em São Paulo.

Veja também

nmax connected 7
nmax connected 7

Freitas disse: “Sancionei o projeto de lei que isenta de IPVA as motos de até 180 cilindradas e que trará alívio ao orçamento principalmente dos profissionais de entrega, que diariamente contribuem para o desenvolvimento do Estado.”

O governador completou: “Para muitos trabalhadores, a motocicleta é uma ferramenta fundamental de trabalho, sustento e locomoção. A isenção foi estruturada com responsabilidade fiscal, com foco em apoiar quem mais precisa, sem comprometer o equilíbrio das contas públicas.”

Após a sanção do projeto, o número de motos isentas do pagamento do IPVA no estado pode chegar a 4,3 milhões, ou 76,3% de toda a frota que circula pelo estado de São Paulo.

shineray urban 150 efi 2
shineray urban 150 efi 2

Atualmente, a frota total estadual é de 5,7 milhões de motocicletas, que circulam tanto para uso pessoal quanto a trabalho, especialmente na capital paulista, que reúne enorme frota de serviços como delivery, por exemplo.

Com a sanção do governador, a Lei nº 13.296/2008, que regulamenta a cobrança do IPVA no Estado, foi alterada para isentar veículos de duas rodas com motor a combustão até o limite estabelecido.

haojue dl160 2
haojue dl160 2

O projeto considera o papel social e econômico das motocicletas no Estado e foi planejado com base nas projeções fiscais, na atualização da Tabela Fipe para 2026, além de atender à Lei de Responsabilidade Fiscal.

No mercado, marcas como Honda, Yamaha e Shineray são as que mais possuem modelos abaixo de 180 cm³, tendo ainda Haojue e Dafra com portfólios menores, assim como outros fabricantes.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.