A Fisker é um bom exemplo de péssima administração de empresa e, no caso do setor automotivo, um catalisador para impedir que a eletrificação seja compreendida por muitos consumidores que ainda tenham resistência ao carro elétrico.
A marca liderada por Henrik Fisker, que já havia falido anteriormente com o Fisker Karma, deixou decepção e prejuízo para milhares de clientes, em especial nos EUA, onde buscava se firmar como uma alternativa aos fabricantes tradicionais, com muito estilo e tecnologia.
Todavia, o que restou da Fisker – além de inúmeros clientes insatisfeitos e uma baita dor de cabeça para manutenção do Ocean nos próximos anos – foram pilhas de lixo e o mockup de um sonho que virou pesadelo.
O pessoal da TechCrunch descobriu que a Fisker nem mesmo soube apagar as luzes antes de sair, já que seu escritório central em La Palma, Califórnia, virou um depósito de lixo, como se uma crise apocalíptica tivesse varrido a empresa.
Bem, varrido é o que os donos do local esperavam que Henrik Fisker tivesse feito em sua sede, onde milhares de documentos, equipamentos de escritório, máquinas de todo tipo, cadeiras, mesas, muitas caixas de papelão e até um mockup em argila foram deixados para trás.
Este último é um vislumbre da ambição de Fisker em querer abraçar o mundo sem poder, já que se trata de um molde da pretensa picape elétrica Alasca, que ficou sem destino agora, a não ser ir para algum ferro-velho ou parar na mão de algum colecionador. No local há outro mockup, do roadster Rõnin.
Se é que alguém queira mesmo ter lembranças do pesadelo que foi a Fisker em seus últimos dias. Uma dessas pessoas que não querem mais ouvir falar na marca é Tony Lenzini, um representante da Shamrock Properties II, dona do local alugado.
Ele revelou que a Fisker “agora enfrenta dezenas de milhares de dólares em custos de limpeza, reparos de danos e o que parece ser a remoção de resíduos perigosos”.
Para piorar a coisa, Lenzini disse que sabe de pessoas “tentando estabelecer residência quando as instalações estavam vazias e não seguras”. Parece que esse será o legado de Fisker, deixar um abrigo para pessoas sem teto nos EUA.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!