Itália: maior ponte suspensa do mundo ligará a península itálica à Sicília

ponte de messina 1
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Desde tempos imemoriais que remontam há milhares de anos, considerou-se por muitas vezes a construção de uma ponte ligando a península itálica à Sicília, ligando assim uma importante região da Itália à maior parte do país.

Agora, após quase 2.300 anos de que se tem notícia, da primeira iniciativa da República Romana para uma ligação sobre o famoso Estreito de Messina, durante as Guerras Púnicas, outra república, a da Itália, dá finalmente o aval para a maior ponte suspensa do mundo.

Com um feito para entrar para a história italiana e mundial, a ponte com vão de 3,3 km sobre o Estreito de Messina fará uma ligação importantíssima, permitindo que italianos e sicilianos tem acesso rodoviário e ferroviário pela primeira vez.

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ponte de messina 2
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Orçada por Roma em € 13,5 bilhões ou R$ 86,3 bilhões, a Ponte de Messina será uma das maiores obras de engenharia já imaginadas, ligando a região da Calábria à Sicília, na região norte, onde a Fiat tinha uma fábrica em Termini Imerese.

O enorme vão de 3,3 km é o maior já feito e a obra exigirá altíssima tecnologia, já que o sul da Itália está sobre uma falha geológica do cinturão de fogo e o vão longo sobre o mar fará a ponte sofrer a força do vento.

Com 3.666 m de comprimento total, a Ponte de Messina se apoiará sobre as plataformas nas margens da Calábria e da Sicília, permitindo assim que o fluxo de navios comerciais e militares cruze o estreito com segurança.

ponte de messina 3
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Prevista para ser concluída em 2032, a Ponte de Messina será construída pelo consórcio Eurolink, liderado pelo grupo italiano Webuild, porém, a obra recebeu diversos protestos, especialmente em relação ao impacto ambiental.

No entanto, no sentido nacional, a obra também é vista como estratégia, já que a Itália passou a destinar 5% do PIB em defesa e a ligação rodo-ferroviária (de alta velocidade) permitirá que a base da OTAN na ilha seja acessada com mais facilidade.

Assim, pelo menos parte do orçamento virá dos gastos com defesa e não somente dos investimentos em infraestrutura viária na Itália.

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X


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