Itália: Marca de carros recebe multa por vender importados da China como se fossem nacionais

dr 50 1
dr 50 1

A Itália sempre foi uma porta de entrada para carros chineses na Europa e uma das empresas que mais contribuíram para isso foi a estilosa DR Motor, agora DR Automobiles.

De Massimo Di Risio, essa marca local vende carros da Chery e JAC há bastante tempo.

Todavia, apesar de mudanças visuais exclusivas, os carros da Chery e JAC nunca foram produzidos na Itália, mas a DR começou a vendá-los como se fossem feitos na península itálica.

Desde o início da eletrificação, a DR criou as submarcas EVO, ICKX y Sportequipe, incorporando ainda carros da BAIC e usando tecnologias como BEV e PHEV, além de manter sua oferta de GLP.

No entanto, a Autoridade Antitruste Italiana descobriu que a DR está vendendo carros com origem falsa, indicando que os mesmos são feitos na Itália, quando, na verdade, são importados da China.

Por conta da ação ilegal, a DR foi multada em € 6 milhões por ocultar a origem chinesa dos seus veículos DR e EVO, comercializando assim os carros fraudulentamente.

O fundador da DR, Massimo Di Risio disse que irá recorrer da decisão e afirmou que a decisão do órgão governamental italiano foi “incrível”. Ele disse: “Rejeitamos totalmente a decisão da AGCM e estamos prestes a contestá-la, esperando revogá-la completamente”.

Fora isso, a DR Service e Parts foi acusada de não oferecer os serviços de manutenção com regularidade, não atendendo assim os clientes. Já a DR afirma que teve problemas com a cadeia de suprimentos no retorno da pandemia de Covid-19.

Assim, a DR diz que trabalha para regularizar os estoques de peças e o atendimento aos clientes. Já sobre a produção, a marca nunca teve realmente uma fábrica na Itália, ainda que algumas antigas plantas da Fiat, como em Termini Imerese, continuem abandonadas.

Agora não se sabe se realmente a DR conseguirá reverter a punição, mas parece óbvio agora, com a guerra comercial da UE com a China, que buscar uma planta localizada na Itália será melhor saída para a marca de De Risio.

 

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X