Itália quer Tesla e montadoras chinesas para atingir meta de produção

tesla gigafactory 2
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O governo italiano está procurando montadoras para aumentar a produção doméstica e não importa a origem. Bem diferente dos EUA, que querem ver fabricantes chineses longe de suas fronteiras, a terra do Mário está de portas abertas para elas.

Aliás, não só os fabricantes chineses serão bem-recebidos na península, mas também a Tesla. Segundo a Reuters, Adolfo Urso, Ministro da Indústria, conversa com quatro fabricantes de veículos e um deles é a marca de Elon Musk.

O objetivo do governo de Roma é atingir a metade 1,3 milhão de carros por ano, algo que Urso reconhece como impossível para a Stellantis realizar sozinha. Na casa da Fiat, a oportunidade está aberta para quem quiser produzir e três chinesas foram consultadas.

Sobre as negociações, Urso revelou: “Estamos tendo um feedback positivo”. Ele disse que há meses conversa com a Tesla, de modo que a montadora americana possa rever seus planos de produção na Europa, atualmente centrados em Grünheide, perto de Berlim.

Urso reconheceu: “Estamos cientes de que é impossível para a Stellantis sozinha atingir a meta de um milhão de carros produzidos na Itália”. Assim, a ideia é completar o volume com outros fabricantes, como os chineses.

No ano passado, representantes de três importantes fabricantes chineses, entre elas a BYD, visitaram a Itália de modo a analisar as condições para futuros negócios, mas nada foi fechado. O país, mais que outros do continente, sempre foi mais aberto aos carros chineses.

A DR Motor é uma marca bem conhecida por lá e é essencialmente um player chinês, ainda que pertença ao italiano Massimo Di Risio. A DR vende carros das marcas Chery e JAC com visuais estilizados e até criou uma marca apenas de carros elétricos chineses.

Mesmo com suas grandes fábricas, a Stellantis na Itália não chega a ser como a filial brasileira, onde tem muito volume e faz do país tropical, o maior mercado para a Fiat.

[Fonte: Reuters ]

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X