O dia 11 não traz boas lembranças automotivas no Brasil, pois, neste dia de janeiro de 2021, que a Ford deixou de produzir carros no Brasil após 102 anos. Agora, é a vez dos britânicos se lamentarem também, mas não com a marca do oval azul e sim uma de suas ex-marcas.
No dia 11 de novembro de 2024, a Jaguar deixou oficialmente de vender carros no mercado britânico, algo que parecia impensável para muita gente, especialmente porque se trata de uma marca de renome em luxo e sofisticação, que morre exatos 102 anos depois.
Todavia, o caso da Jaguar, a marca do felino pulsante nos deixará agora, mas retornará em 2026, passando por um período de transformação para uma nova realidade, onde a eletrificação é mais intensa e a marca terá de seguir as determinações britânicas sobre o assunto.
Quando isso ocorrer, a promessa é de um fabricante de carros elétricos de alto nível em elegância e luxo, sustentada por uma nova plataforma elétrica e com alguns elementos técnicos a serem compartilhados com a irmã Land Rover.
Para o Reino Unido, pelo menos, a ordem é como a 66, de aniquilação imediata de todos os carros zero km. Isso significa que, estranhamente, o mercado de carros de luxo nas terras do rei terá carros considerados usados, mesmo com hodômetro zerado.
Esse é verdadeiramente o fim da Jaguar como a conhecemos, sem direito às últimas unidades zero km. Pode ser agora o momento de comprar uns dos últimos carros da marca em sua essência mais purista, como carros usados com alguma desvalorização.
Então, para alguns, pode ser o momento de levar estes carros para garagens climatizadas e lá esquecê-los por uns 30 anos, quando poderão custar até bem mais que atualmente.
O problema será se, na realidade de 2054, ainda haverá gasolina para queimar. Quem sabe esta não seja sintetizada com emissão baixíssima de carbono…
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!