
Se por um lado a tecnologia de escaneamento com inteligência artificial se tornou um verdadeiro pesadelo para clientes da Hertz nos Estados Unidos, agora ela promete ser uma aliada valiosa para quem compra um Jaguar Land Rover novo.
A montadora britânica decidiu usar os mesmos sistemas da UVeye — empresa por trás das polêmicas máquinas da locadora — para garantir que seus veículos cheguem às concessionárias sem nenhum dano oculto.
A iniciativa coloca a Jaguar Land Rover como a primeira fabricante a aplicar essa tecnologia em larga escala no mercado norte-americano.
Estações de inspeção automatizada estão sendo instaladas em portos estratégicos: Brunswick, na Geórgia; Baltimore, em Maryland; e Port Hueneme, na Califórnia.
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A ideia é simples: evitar que defeitos ou avarias passem despercebidos antes mesmo de os veículos saírem do porto rumo às lojas.
O processo é rápido e preciso. Os carros são conduzidos lentamente pelas estações, que conseguem detectar danos de até 20 milímetros — cerca de 0,7 polegadas — em questão de segundos.
Isso inclui riscos, amassados, falhas na pintura ou qualquer problema que possa ter ocorrido durante a fabricação ou transporte. As informações são enviadas diretamente para tablets usados pelos operadores, agilizando o fluxo logístico e reduzindo falhas humanas nas inspeções tradicionais.
Para o CEO e cofundador da UVeye, Amir Hever, essa colaboração com a Jaguar Land Rover representa um novo padrão na cadeia automotiva.

“Estamos falando de mais do que eficiência nos portos; é sobre criar uma logística mais inteligente, rápida e consistente, com mais transparência e confiança para todos os envolvidos”, afirmou ele.
A tecnologia usada nos scanners é robusta: inclui sensores de 360 graus, analisadores de pneus e escaneamento completo da parte inferior dos veículos.
Embora tenha causado revolta em muitos usuários da Hertz — que relataram cobranças por danos praticamente invisíveis —, essa mesma solução está sendo adotada por gigantes como Amazon, General Motors e outras montadoras que querem reforçar o controle de qualidade.
A aposta da Jaguar Land Rover é clara: transformar uma tecnologia polêmica em uma ferramenta de excelência e segurança.
Ao implementar esse sistema nos pontos de entrada dos carros, a marca tenta garantir que os veículos cheguem às concessionárias sem surpresas — e com mais confiança para o consumidor final.
Resta saber se essa tecnologia continuará gerando desconfiança entre os motoristas ou se, finalmente, começará a ser vista como aliada no processo de entrega de veículos.
O que parece certo, por enquanto, é que os scanners inteligentes vieram para ficar — seja na hora de alugar, comprar ou transportar um carro.
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