
O que antes era símbolo de luxo e status, hoje se transformou em dor de cabeça para muitos donos de Range Rover.
Com os modelos da marca britânica sendo alvos recorrentes de quadrilhas especializadas, os seguros explodiram de preço — e, em alguns casos, até desapareceram do mercado.
Diante da crise, a Jaguar Land Rover anunciou que vai investir mais de 1 milhão de libras esterlinas (cerca de R$ 7,2 milhões) para ajudar a polícia a combater os furtos de veículos.
O valor será direcionado a operações em regiões com altos índices de roubo, além de financiar a criação de uma unidade nacional de inteligência voltada exclusivamente à identificação e combate a quadrilhas de furto de veículos.
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Parte da verba também será usada para aumentar a presença policial em portos, principais saídas para os carros roubados, que frequentemente são exportados para outros países.
A medida surge em um momento de pressão crescente sobre a montadora, especialmente por parte dos próprios clientes. Um deles é Meryl Cabellos, francês que vive no Reino Unido e trabalhava no setor de tecnologia.
No ano passado, ele viu o seguro de seu Range Rover Sport 2017 saltar de £2.000 para £4.000. E neste ano, sequer conseguiu renovar a apólice. A única oferta disponível? Nada menos que £10.000.
Resultado: vendeu o carro.

“Amávamos o carro, mas ficou impossível manter”, desabafou Cabellos. “A experiência com a marca se deteriorou muito rápido.”
Embora os preços dos seguros variem conforme histórico de condução, local de residência e dispositivos de segurança, o fator determinante nesse caso tem sido o índice de furtos.
Modelos como o Range Rover, que começam em £104.000, são alvos preferenciais das quadrilhas por seu alto valor de revenda fora do país.
Adrian Mardell, CEO da Jaguar Land Rover, criticou duramente as seguradoras por, segundo ele, ignorarem os avanços em segurança nos modelos mais recentes.
Ele reconheceu que o furto de veículos é um problema grave no Reino Unido, mas afirmou que a marca tem sido injustamente tratada.

A JLR, inclusive, criou seu próprio serviço de seguros no ano passado para atender clientes que não conseguiam cobertura — embora muitos ainda relatem dificuldades em obter cotações.
Dados do sistema policial britânico indicam que apenas 0,2% dos Range Rovers e Range Rover Sports fabricados desde janeiro de 2022 foram furtados. Ainda assim, a má fama persiste.
Com o novo investimento, a montadora espera não só reduzir os índices de furto, mas também reconquistar a confiança dos consumidores e pressionar o setor segurador a rever suas políticas.
Mas, por enquanto, o prestígio da Range Rover parece ter sido parcialmente manchado por uma crise que envolve segurança, reputação e, principalmente, o bolso dos proprietários.
[Fonte: BBC]
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