
As vendas da Jaguar caíram 97% no mercado europeu em abril, segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, mas se isso lhe parece uma má notícia, para a marca inglesa parece que não, aliás, pelo contrário.
Como se sabe, a Jaguar decidiu suspender a si mesma da existência do mundo automotivo por dois anos, período que pretende entrar numa metamorfose, deixando para trás o felino de sempre e assumindo uma identidade nova, que muitos ainda não entendem qual realmente será.
Em seus planos de mudar de vida, a Jaguar decidiu que dois anos é o suficiente para eliminar seu portfólio de produtos após o fim da produção, acabando com siglas majestosas como XJ e designações de tempos áureos como Type…
Não se sabe bem o que veremos em 2027, mas a Jaguar que conhecemos já está deixando saudades, com os poucos que ainda querem ter o felino britânico em sua garagem comprando o que sobrou do lineup clássico.
Com 77,8% menos emplacamentos no acumulado do ano de 2025, segundo a TTAC, a Jaguar vê seus planos indo como deveriam, com cada vez menos clientes comprando seus antigos e elegantes carros.
Segundo o tráfego de interessados na marca, a maioria ainda considera o felino como uma boa opção cara para ter na garagem.
Jaguar sempre teve o status de marca de luxo menos “popular” que as alemãs e isso ainda atraí quem quer um carro que poucos têm. Por isso, enquanto existirem estoques no velho continente, se espera que todos ou quase tudo seja vendido.
Nesse plano, se algum concessionário Jaguar resolver fechar as portas com tudo dentro, será uma benção para entusiastas daqui a 20 ou 30 anos, com belos felinos prontos para uma restauração merecida, remetendo à marca inglesa que surgiu em 1922, ainda como SS Cars e em 1945, com seu nome inquestionavelmente reconhecido.
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