Os japoneses possuem seu próprio universo automotivo, um mundo paralelo onde coisas como kei cars, podem se transformar quase em qualquer coisa, inclusive vítimas de um costumeiro ataque do Godzilla…
Mas, assim como outros tipos de carros japoneses, os kei cars também são personalizáveis ao ponto de “clonarem” outros produtos, como um clássico francês feito pela Renault há décadas.
O chamado Renault 4L ou “4 Latas” é bem popular em países vizinhos ao Brasil, como Argentina e Uruguai, tendo sido produzido em nada menos que 17 fábricas em todo o mundo.
Só o Chile teve dois locais de produção, enquanto os vizinhos citados também tiveram o 4L feitos localmente. Apesar do grande número de locais, ele nunca foi feito no Japão, mas os entusiastas nipônicos gostam do estilo deste Renault.
Assim, a empresa japonesa DAMD criou um kit de personalização para kei cars de modo a estes ficarem parecidos com o Renault 4L. O pacote inclui para-choques de visual laminado, rodas imitando as clássicas de aço, protetors laterais e a frente inconfundível.
Com dois faróis circulares numa moldura onde fica a grade superior, a DAMD não se limitou a apenas adicionar o estilo, pois, até o logotipo do losango também está presente, fazendo com que o kei car Suzuki Alto Lapin se converta num 4 Latas.
Adicionando um rack antigo no teto, bem como as lanternas verticais do clássico da Renault, fabricado entre 1961 e 1994, o kit “4 Latas” da DAMD custa 348.000 ienes ou R$ 13.358, um valor considerável para mudar um Suzuki.
Seja como for, no Japão se gasta muito mais em outras conversões para se ter um carro diferente do normal no arquipélago asiático.
Já o Renault 4L hoje fica na memória de muitos argentinos, uruguaios e chilenos, tendo sido feito também no México. Na Europa, em particular em Portugal, o modelo se tornou bem popular. Para 2025, a nova geração R4 chegará elétrica e de baixo custo.
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