BYD, NIO e até a Tesla chamam atenção no Japão, mas nesse caso, não por interesse dos consumidores e sim por uma dúvida dos fabricantes de veículos do país, que se questionam como os carros chineses podem ser assim tão baratos…
Para descobrir o porquê de serem tão baratos, alguns modelos chineses, como o BYD Yuan Plus e o NIO ET5, assim como o Tesla Model Y feito em Xangai, por exemplo, foram desmontados para investigação. Até o sul-coreano Ioniq 6 da Hyundai, também estava por lá.
Num seminário no último dia 7 de outubro, o Departamento Central de Economia, Comércio e Indústria do Japão, promoveu um compartilhamento de conhecimento sobre as tendências da tecnologia de veículos elétricos puros.
Segundo o periódico nipônico Nikkei, cerca de 70 empresas de autopeças da região central do Japão visitaram as instalações de desmontagem de veículos elétricos.
A informação é a de que eles aprenderam sobre as características da estrutura da carroceria e do design das peças dos veículos elétricos fabricados na China.
Uma das conclusões que os japoneses chegaram é que a China obtém um baixo custo na produção de carros elétricos não pela mão de obra barata, mas pela generalização e a autoprodução de peças.
Para descobrir isso, os japoneses desmontaram 16 modelos de carros chineses em 90.000 peças distribuídas pelo pátio de um ginásio escolar abandonado na cidade de Mizulang, província de Gifu.
É interessante a escolha do local, afinal, os japoneses que estiveram presentes ali, foram de fato obter conhecimento por meio do estudo, mas dos veículos chineses desmontados.
Dentre os carros desmontados, chamou mais atenção o BYD Yuan Plus, que fez surgiu a questão geral: “Como pode ser produzido com um custo tão baixo?”
Na China, ele custa o equivalente a R$ 111,7 mil, enquanto aqui, sai por R$ 239.800, mas para os japoneses ele é muito barato. Esse, o BYD Yuan Plus, tem a integração de oito componentes num único módulo, o que se destacou diante dos japoneses.
Eles chegaram a conclusão que isso reduz peso e o custo de produção, assim como o compartilhamento de grande número de peças com outros modelos da BYD, que produz enorme quantidade de peças, o que reduz seus gastos.
A visão geral é que os chineses focam essencialmente na redução de custos, porque precisam ter carros baratos no mercado interno e internacional, porém, a percepção de qualidade é diferente daquela dos japoneses.
Algumas empresas japonesas já revelaram que aplicarão o conhecimento obtido na produção de carros elétricos. Na Kamado Junior High School já passaram 450 empresas e mais de 6 mil pessoas, interessadas em aprender sobre os chineses. Deveríamos fazer o mesmo?
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