O Jeep Commander foi anteriormente vendido no mercado americano, mas era bem diferente do modelo atual, fabricado no Brasil. Este, contudo, voltou à América do Norte, mas não necessariamente aos EUA.
O Commander brasileiro passou a ser exportado para o México, onde chega para ampliar o já bom portfólio da marca americana por lá. Fabricado em Goiana, Pernambuco, o Jeep brasileiro chega ao país latino com menos potência.
Seu motor é o mesmo GSE 1.3 Turbo do modelo nacional, porém, oferecido somente com gasolina, entregando assim 175 cavalos e 27,5 kgfm, com transmissão automática de seis marchas e tração dianteira.
Assim como aqui, o Commander chega ao México com cluster digital de 10,25 polegadas e multimídia com tela de 10,1 polegadas, integrando Google Android Auto e Apple CarPlay, além de câmera de ré e serviços online.
Com bancos de couro Nappa, o Jeep Commander para os mexicanos, tem ainda bancos dianteiros elétricos e com aquecimento, bem como teto solar panorâmico, detalhes em bronze, sistema de som Harman Kardon com nove alto-falantes, entre outros.
Tendo assim sete lugares, o Jeep Commander agora literalmente assume o lugar do Dodge Journey americano no México, ainda que exista um modelo chinês, que tem cinco lugares.
Ar condicionado dual zone, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de faixa, frenagem automática de emergência, alerta de ponto cego, detector de pedestres, alerta de colisão, freios a disco nas quatro rodas, múltiplos airbags, reconhecimento de sinais de trânsito, entre outros.
O Jeep Commander compartilha a mesma plataforma dos modelos Compass e Renegade, igualmente feitos no estado de Pernambuco, assim como as picapes Ram Rampage e Fiat Toro.
Tendo ainda versões a diesel 2.0 Multijet com 170 cavalos e Hurricane 4 2.0 Turbo com 272 cavalos, o Jeep Commander é um SUV médio que tem ainda muito potencial.
A próxima geração deverá incorporar a plataforma modular STLA Medium e terá versões híbridas, gasolina/flex e elétricas. Preço no México? 734.900 pesos ou R$ 206.200.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!