Jeep Compass alcança 450 mil produzidos no Brasil

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O Jeep Compass está comemorando 450 mil unidades produzidas no Brasil, com todas sendo feitas no Polo Automotivo Goiana, em Pernambuco, onde a Stellantis fabrica ainda os modelos Renegade e Commander, além da Rampage e Toro, respectivamente da Ram e Fiat.

Com mais de 42,8% de participação entre os C-SUV em 2023, o modelo é produzido no país desde 2016, renovado em 2021, trazendo mais design, tecnologia, sofisticação e performance ao segmento.

Sempre no TOP 10 de modelos mais vendidos entre os automóveis, o Jeep Compass foi um divisor de águas, abrindo espaço para concorrentes como Toyota Corolla Cross e VW Taos, porém, sem perder a primeira posição.

Feito sobre a plataforma global compacta da Stellantis, derivada da Fiat, o Compass passou a atuar numa faixa de preço e porte entre os SUVs compactos e os tradicionais utilitários esportivos de porte médio, mais caros.

Tudo sobre o Jeep Compass 2024.

Usando uma receita de 4×4 da Jeep com a força do diesel, o Compass deixou a geração anterior para trás e adotou uma configuração do melhor de dois mundos, dispondo inicialmente da motorização diesel 2.0 Multijet.

Esta se tornou acessível pelo Renegade, chegando com os mesmos 170 cavalos e 35,7 kgfm deste, que emprestou ainda a caixa automática de nove marchas e a tração permanente nas quatro rodas, privilegiando os consumidores que buscam aventura ou vivem no meio rural.

Depois, o Compass focou nos consumidores que centram suas vidas na cidade com a versão Flex, que usou o Tigershark 2.0 de até 166 cavalos com câmbio automático de seis marchas e tração dianteira, ampliando ainda mais a imagem premium do produto.

Logo, este se tornou insuficiente para o Compass, sendo substituído na atualização visual pelo GSE 1.3 Turbo, que entrega 180 cavalos na gasolina e 185 cavalos no etanol, além de 35,7 kgfm, mantendo as seis marchas.

Agora, o Compass focará em performance com a versão esperada Blackhawk, que terá o Hurricane 2.0 de 272 cavalos e 40,8 kgfm, com nove marchas e tração AWD. E o futuro? É tido como híbrido leve e híbrido flex.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X