O Jeep Compass é um dos poucos SUVs médios que dispõe de motores flex e diesel como opções para os consumidores brasileiros. Ele oferece essas duas configurações de motorização desde o seu lançamento no país, em setembro de 2016.
O Jeep Compass Diesel se sobressai pelo melhor desempenho, além do conjunto com câmbio mais moderno e tração nas quatro rodas.
De acordo com dados da montadora, o Compass Diesel responde por mais de 33% das vendas do Jeep Compass em nosso mercado. Uma participação até que elevada, visto que o modelo diesel é bem mais caro que a mesma versão com motorização flex.
Atualmente o Jeep Compass Diesel pode ser encontrado nas versões Longitude, Limited e Trailhawk. Para levar um Compass Diesel 0 km para a casa, você precisará desembolsar pelo menos R$ 220.490. A configuração mais completa do SUV, com todos os opcionais, ultrapassa os R$ 258 mil.
Confira abaixo tudo sobre o Jeep Compass Diesel:
Índice
Jeep Compass Diesel – detalhes
Dá para dizer que o Compass é um Renegade que atende bem em todos os quesitos, diferente do irmão menor. Tem mais espaço interno e um porta-malas bem maior que do Jeep mais em conta (são 410 litros).
O conjunto mecânico da versão diesel é quase o mesmo do antigo Renegade Diesel. Embora o Compass Diesel seja mais pesado, ele não faz feio quando o assunto é desempenho.
Como já era de se esperar em um SUV que custa mais de R$ 200 mil (no caso do modelo diesel), o Compass 2022 não decepciona quando o assunto é conforto, acabamento e equipamentos. Até mesmo o único vacilo do Jeep (a ausência de airbags laterais e de cortina na versão Longitude) foi resolvido recentemente.
Ele oferece material emborrachado no painel e portas, além do volante revestido em couro. O espaço do carro acomoda até cinco adultos ou, de preferência, quatro adultos e uma criança. O ocupante do meio do banco traseiro sofre um pouco pelo túnel central elevado, por conta do cardã da tração 4×4.
A configuração mais “básica” do Compass Diesel 2022 já sai de fábrica com ar-condicionado de duas zonas com saída para os ocupantes do banco traseiro, seis airbags, chave presencial, sensores de luz e chuva, bancos em couro, painel de instrumentos com tela TFT colorida de sete polegadas, retrovisor interno eletrocrômico, entre outros.
Já o mais completo pode dispor até de piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, monitoramento de ponto cego, teto solar panorâmico com abertura elétrica, tampa do porta-malas com acionamento elétrico, som premium Beats, entre outros.
A respeito do desempenho, ele oferece boas acelerações e retomadas imediatas. O motor diesel não emite ruído expressivo, que inclusive não invade a cabine por conta do bom isolamento acústico.
A transmissão automática de nove marchas tem trocas ágeis e suaves. A respeito da estabilidade, mesmo sendo um carro alto e com altura do solo elevada, ele se sai bem, com pouca inclinação da carroceria.
Jeep Compass Diesel – versões
Jeep Compass Longitude Diesel 2022
Esse é o Compass Diesel mais em conta que o seu dinheiro pode comprar. O Compass Longitude Diesel tem preço inicial de R$ 220.490, tendo como opcional apenas o teto solar panorâmico (R$ 8.653).
O modelo ainda contava, na renovada linha 2022, com o Pack 80 Anos, que custava R$ 8.270 e trazia acabamento externo em grafite, nova multimídia de 10,1 polegadas com Adventure Intelligence, Android Auto e Apple CarPlay sem fio e Park Assist.
Além disso, ele trazia partida remota, retrovisores com rebatimento automático, carregador wireless e som Beats de 506 watts com 8 alto-falantes e subwoofer.
O Longitude oferece de série itens como bancos em couro, retrovisor interno eletrocrômico, ar-condicionado de duas zonas, direção elétrica, rodas de liga-leve de 18 polegadas e painel de instrumentos com tela TFT colorida de sete polegadas.
Vem ainda com central multimídia com tela de 10,1 polegadas e espelhamento de smartphones, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, sensores de luz e chuva, chave presencial, entre outros.
Jeep Compass Limited Diesel 2022
Por quase R$ 20 mil a mais, o Jeep Compass Limited Diesel 2022 agrada quem busca por um modelo mais equipado e com visual arrojado. Ele chama a atenção por conta das belas rodas de liga-leve de 19 polegadas com acabamento diamantado, custando R$ 239.990.
Em relação ao Longitude, se diferencia pelo teto pintado em preto, painel digital, banco do motorista com ajustes elétricos, sete airbags, monitoramento de ponto cego, entre outros.
Tem como opcionais o revestimento em couro marrom (R$ 1.653) e o teto solar panorâmico Command View (R$ 8.653), além do Pack High Tech (R$ 9.625).
Este último traz controle de cruzeiro adaptativo, porta-malas elétrico com abertura por presença, alerta de colisão frontal com frenagem de emergência e detecção de pedestres e ciclistas, banco do passageiro com ajustes elétricos, farol alto automático, detector de fadiga, leitura de placas e som Beats com 506 watts.
Jeep Compass Trailhawk Diesel 2022
Este é o modelo mais aventureiro da família Jeep Compass 2022. O Trailhawk tem vocação mais voltada para o fora-de-estrada e traz recursos como suspensão off-road, ganchos de reboque vermelhos (dois na frente e um atrás), seletor para cinco tipos de terreno, rodas aro 17 com pneus 225/60, protetores de cárter, transmissão e tanque, entre outros.
Ele é equipado ainda com bancos revestidos em couro com costuras exclusivas e molduras da janela e coluna “C” com acabamento escurecido e adesivo em preto fosco no capô (para evitar reflexos no motorista no off-road).
Pode receber o Pack High Tech e o teto solar panorâmico Command View, ambos com o mesmo valor e itens descritos acima, na versão Limited. Custa os mesmos R$ 239.990 do Compass Limited Diesel.
Jeep Compass Série S Diesel 2020 (fora de linha)
Ofertado antes da reestilização visual, o Jeep Compass Série S Diesel 2020 era o Compass Diesel mais sofisticado que o seu dinheiro podia comprar. Ele partia de salgados R$ 195.990, mas vindo completo de fábrica, sem qualquer opcional.
O Compass Série S estava disponível na cor metálica Deep Brown (marrom) e na perolizada Branco Polar, ambos com teto e colunas pintados na cor preta. No visual, tinha ainda rodas de liga-leve de 19 polegadas, fendas de grade frontal, capa dos retrovisores e moldura dos faróis de neblina na cor grafite.
Por dentro, havia o revestimento do teto, molduras das saídas de ar e moldura da alavanca de câmbio na cor preta.
Ainda entre os diferenciais frente ao Compass Limited Diesel (sua versão de base), ele agregava teto solar elétrico panorâmico Command View, porta-malas com abertura elétrica, sistema de som premium da marca Beats e monitoramento de ponto cego.
Ainda vinha com farol alto automático, sistema de estacionamento semiautomático (Park Assist), controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa e frenagem automática de emergência.
Jeep Compass Night Eagle Diesel 2018
Lançado em outubro de 2017, o Jeep Compass Night Eagle foi ofertado como uma série especial limitada com motores flex ou diesel. O modelo Compass Night Eagle Diesel chegou ao mercado custando R$ 146.990.
Baseado no Longitude, o Night Eagle trazia visual com detalhes em preto na grade frontal, logotipo e frisos das janelas. Por dentro, molduras das saídas de ar e do console central em preto brilhante faziam parte do pacote.
Ele podia ser adquirido somente nas cores Preto Shadow sólido e Preto Carbon metálico.
Jeep Compass Diesel – preços
Confira os preços do Compass Diesel 2022 0 km:
- Jeep Compass Longitude Diesel 2022 – R$ 220.490
- Jeep Compass Limited Diesel 2022 – R$ 239.990
- Jeep Compass Trailhawk Diesel 2022 – R$ 239.990
Jeep Compass Diesel – motor
Disponível também no Renegade e na Fiat Toro, o motor usado no Compass Diesel é um 2.0 Multijet II turbodiesel de quatro cilindros. Este propulsor faz parte de uma família de motores a diesel que também é usado em carros da FCA Fiat-Chrysler na Europa.
Ele é dotado de quatro cilindros em linha, duplo comando de válvulas variável, cabeçote de alumínio com 16 válvulas, bloco em ferro fundido, turbina de geometria variável, intercooler do tipo ar-água e injeção direta de combustível.
O 2.0 Multijet II consegue entregar potência máxima de 170 cavalos, a 3.750 rpm. Já o torque é de 35,7 kgfm, que aparece logo aos 1.750 giros.
Tal propulsor trabalha juntamente com uma transmissão automática ZF 9HP de nove velocidades, que dispõe de modo Sport e paddle shifts atrás do volante para trocas manuais de marcha. O conjunto inclui ainda o sistema de tração integral Jeep Active Drive Low.
Esse sistema opera quase que o tempo todo no modo 4×2 com tração dianteira e transfere a força também para as rodas traseiras no modo 4×4 somente quando necessário – quando uma das rodas dianteiras gira em falso, por exemplo, onde o programa detecta a “falha” e acopla automaticamente o eixo traseiro.
A versão diesel do Jeep Compass 2022 também dispõe do sistema Selec-Terrain com até cinco modos de operação: Auto (automático), Snow (neve), Sand/Mud (areia/lama) e o Rock (pedra), este último uma exclusividade da versão Trailhawk.
Jeep Compass Diesel – consumo
Veja a seguir os números de consumo do Compass Diesel, conforme os dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro:
- Consumo de 10,1 km/l na cidade com diesel;
- Consumo de 13,7 km/l na estrada com diesel;
- Notas “B” na comparação relativa na categoria e “C” na comparação absoluta geral do Inmetro.
Jeep Compass Diesel – desempenho
A Jeep divulga os seguintes números de desempenho do Compass Diesel:
- Aceleração de 0 a 100 km/h em 10 segundos;
- Velocidade máxima de 194 km/h.
Este conjunto de motorização oferece ao condutor do Jeep Compass Diesel uma tocada mais forte, proporcionada pelo torque já em baixas rotações.
Juntamente com o câmbio automático de nove marchas, o propulsor opera sempre em baixas rotações, sempre com força disponível, em especial para retomadas. As trocas de marchas são suaves e quase imperceptíveis.
Além disso, o motor diesel não transmite tanta vibração e ruído para a cabine, fruto do bom trabalho de isolamento feito pela Jeep.
Os proprietários do Compass Diesel dificilmente o colocam em trilhas, por exemplo. Logo, quase não usufruem do sistema de tração 4×4, que é moderno e opera no modo permanente, reduzida e com bloqueio do diferencial.
Jeep Compass Diesel – revisões
A Jeep oferece revisões programadas com preços fixos do Compass Diesel em seu site. Veja abaixo os valores:
- Revisão de 12.000 km ou 1 ano: R$ 1.060
- Revisão de 24.000 km ou 2 anos: R$ 1.114
- Revisão de 36.000 km ou 3 anos: R$ 1.688
- Revisão de 48.000 km ou 4 anos: R$ 2.170
- Revisão de 60.000 km ou 5 anos: R$ 1.087
Jeep Compass Diesel – garantia
Assim como os demais carros da marca, o Compass Diesel é comercializado com garantia de fábrica de três anos.
Todavia, a marca oferece a garantia estendida Mopar Vehicle Protection, que pode aumentar o tempo da garantia em mais 12 ou 24 meses, podendo chegar a cinco anos de garantia.
Jeep Compass Diesel – ficha técnica
Motor | 2.0 Multijet II Diesel |
Tipo | Dianteiro, transversal, diesel |
Número de cilindros | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 1.956 |
Válvulas | 16 (4 por cilindro) |
Taxa de compressão | 16,5:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Direta |
Potência Máxima | 170 cv a 3.750 rpm |
Torque Máximo | 35,7 kgfm a 1.750 rpm |
Transmissão | |
Tipo | Automático de nove marchas com conversor de torque |
Tração | |
Tipo | Integral |
Freios | |
Tipo | Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira) |
Direção | |
Tipo | Elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | Independente, McPherson, com molas helicoidais |
Traseira | Independente, McPherson, com molas helicoidais |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Liga-leve de 17, 18 ou 19 polegadas |
Pneus | 225/60 R17, 225/55 R18 ou 235/45 R19 |
Dimensões | |
Comprimento total (mm) | 4.404 |
Largura (mm) | 1.819 |
Altura (mm) | 1.640 (ou 1.653 no Trailhawk) |
Distância entre os eixos (mm) | 2.636 |
Capacidades | |
Capacidade de carga (kg) | 410 (ou 388 no Trailhawk) |
Tanque (litros) | 60 |
Porta-malas (litros) | 410 |
Peso vazio em ordem de marcha (kg) | 1.760 (1.790 no Trailhawk) |