Para celebrar os dez anos da fábrica de Goiana (PE), a Jeep lança a edição comemorativa Renegade “10 Anos” e confirma produção do Avenger no Brasil
No dia 28 de abril de 2015, a Stellantis inaugurou sua fábrica em Goiana, Pernambuco.
E o primeiro produto a sair das linhas de montagem foi o compacto Jeep Renegade.
Até então, a marca norte-americana comercializava no Brasil apenas modelos importados dos Estados Unidos – como o Cherokee, o Grand Cherokee e o Wrangler –, mas o sucesso do Renegade nacional embalou o lançamento do médio Compass, em 2016, e do grande Commander, em 2021.
O volume de vendas da Jeep no país saltou das pouco mais de 3 mil unidades em 2014 para 121.287 veículos em 2024.
Com as mais de um milhão de unidades vendidas no Brasil, a Jeep é a marca que mais comercializou SUVs no país na última década.
Em 2025, com os 35.858 emplacamentos no primeiro quadrimestre do ano, a marca posiciona-se como a sexta mais vendida do mercado brasileiro.
Para comemorar, a Jeep lança agora a edição comemorativa Renegade “10 Anos”, com 1.010 unidades com numeração sequencial e design exclusivo.
A marca ainda aproveitou os festejos para confirmar oficialmente a produção nacional do Avenger. O crossover compacto, posicionado abaixo do Renegade, será o menor veículo oferecido pela Jeep no mercado brasileiro.
O lançamento está previsto para o início de 2026.
Desde que foi apresentado no Brasil, em 2015, o Renegade acumula mais de 530 mil unidades vendidas, sendo o SUV mais emplacado do país na última década.
Como a Suzuki não conseguiu homologar o Jimny Sierra em 2025 para as novas regras de emissão mais rígidas do Proconve L8 e as importações do modelo japonês foram interrompidas – ainda são comercializadas unidades do lote importado em 2024 –, o Renegade tornou-se o único SUV compacto a oferecer tração 4×4 no mercado brasileiro.
“Em uma década, a Jeep protagonizou uma mudança no mercado nacional com SUVs, que não só conquistaram as ruas e trilhas do país como também o coração dos brasileiros. Seguimos olhando para o futuro, com boas novidades para os próximos anos, começando com uma série especial que celebra esse momento”, comemora Hugo Domingues, vice-presidente da marca Jeep para a América do Sul.
A edição comemorativa “10 Anos” do Renegade terá 1.010 unidades numeradas sequencialmente, com o logotipo alusivo aos dez anos de produção nacional no capô e na coluna “C” – a letra “X” do logotipo simboliza o número “10” em algarismos romanos, em homenagem à primeira década da fábrica brasileira, e também remete ao visual dos galões de combustível utilizados na Segunda Guerra Mundial, um elemento de design recorrente na linha Jeep.
A edição traz novas rodas de 17 polegadas exclusivas, com a marca “10 Anos” aparecendo também nos bordados no banco e nas soleiras.
Tendo como base a versão Willys – apresentada em agosto do ano passado como edição especial, mas que acabou mantida como configuração topo de linha –, o Renegade “10 Anos” conta com tração 4×4, pneus off-road ATR+, teto solar de série, bancos com assinatura “Willys”, central multimídia de 8.4 polegadas com espelhamento sem fio, quadro de instrumentos digital de 7 polegadas colorido e configurável, ar-condicionado automático de duas zonas, carregador do celular por indução e seis airbags.
Também são de série as tecnologias de condução semiautônoma – monitoramento de ponto cego, frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga do motorista, aviso de mudança de faixas, piloto automático e reconhecimento de placas de trânsito.
Do mesmo modo que as variantes Willys e Trailhawk, o Renegade “10 Anos” tem motor 1.3 turbo flex (o T270 da Stellantis) de até 185 cavalos de potência e 27,5 kgfm de torque, associado ao câmbio automático 9 velocidades, com tração integral.
Para os terrenos mais desafiadores, o sistema 4×4 do Renegade oferece a opção de desconexão do eixo traseiro para aumentar a eficiência de combustível, com engate automático da tração integral para quando enfrenta o off-road mais severo, em casos de chuva intensa ou em baixa aderência.
O seletor de terrenos permite ao motorista escolher entre cinco modos: “Auto”, “Snow” (neve), “Sand” (areia), “Mud” (lama) e “Rock” (pedra).
Os Renegade com tração integral têm ainda as funções 4WD Low, que prioriza as relações mais curtas do câmbio, 4WD Lock, faz o bloqueio do diferencial traseiro, e Hill Descent Control, capaz de manter automaticamente a velocidade do veículo mesmo em descidas íngremes.
O ângulo de entrada do Renegade “10 Anos” é de 31 graus, o de saída, 33,6 graus e o de rampa, 23,7 graus.
O preço do Renegade “10 Anos” é de R$ 185.990 – ou seja, não há acréscimo em relação à variante Willys. Os veículos da série especial estão disponíveis nas cores Cinza Sting, Branco Polar, Preto Carbon, Cinza Granite e Azul Jazz.
A Jeep preparou também um kit especial para todos os clientes que adquirirem uma unidade da edição comemorativa – em parceria com a grife catarinense de moda aventureira Galápagos Outdoor, todos os compradores receberão uma mochila e uma camiseta alusivos à versão.
São quatro estampas disponíveis – e é possível colocar o nome do cliente na camisa, para torná-la totalmente exclusiva.
Jeep Avenger “made in Brazil” confirmado – Ampliação de base
Para comemorar sua primeira década de produção nacional, além da edição comemorativa “10 Anos” do Renegade, a Jeep anuncia outra novidade: o Avenger. Sucesso global da marca desde o seu lançamento, no Salão de Paris de 2022, o crossover será produzido e comercializado no Brasil a partir de 2026.
Apresentado no evento francês como o primeiro Jeep 100% elétrico, o quarto modelo da Jeep fabricado no Brasil usa a plataforma CMP – de origem PSA Peugeot-Citroën e adotada em modelos como os Citroën C3, Aircross e Basalt e os Peugeot 208 e 2008.
Embora a Stellantis não tenha confirmado em qual unidade industrial brasileira o Avenger será produzido, é dado como certo que a fabricação será em Porto Real (RJ), de onde saem atualmente os Citroën C3, Aircross e Basalt, com os quais o novo Jeep compartilha a plataforma.
Em fevereiro, a Stellantis anunciou um investimento de R$ 3 bilhões em sua fábrica fluminense, que será aplicado entre 2025 e 2030.
Com 4,08 metros de comprimento, 1,78 metro de largura, 1,53 metro de altura e 2,56 metros de entre-eixos, o Avenger é 18 centímetros mais curto, dois centímetros mais estreito, 16 centímetros mais baixo e tem um centímetro a menos de entre-eixos que o Renegade.
É um crossover com design moderno, com linhas mais arredondadas que as do Renegade e visual que remete a uma “versão mignon” do médio da marca, o Compass.
O estilo é indefectivelmente Jeep, com a grade de sete fendas e os habituais elementos estéticos que remetem à robustez e à capacidade off-road. O porta-malas do menor dos Jeep tem 325 litros de capacidade, quase igual aos 320 litros do Renegade.
No mercado europeu, além da versão 100% elétrica com 156 cavalos, 26,5 kgfm e autonomia de 400 quilômetros (pelo ciclo WLTP) que marcou a estreia global do modelo, a linha Avenger tem três outras configurações.
A inicial tem motor a gasolina 1.2 turbo de 100 cavalos e 20,9 kgfm, com caixa manual de 6 velocidades e tração frontal.
Acima dela há a híbrida leve e-Hybrid, também com tração frontal, que combina o mesmo motor a gasolina com um elétrico com 28 cavalos, gerando 110 cavalos de potência combinada e torque igual ao da versão a gasolina, com transmissão automática de dupla embreagem de 6 marchas.
Com tração integral, há também a opção híbrida 4xe, que combina um motor 1.2 turbo a gasolina de 136 cavalos com dois elétricos de 28 cavalos cada, com transmissão automática de dupla embreagem de 6 velocidades, potência combinada de 145 cavalos e torque total de 23,4 cavalos.
Nas versões a gasolina e híbridas, o peso do Avenger varia entre 1.182 e 1.536 quilos, dependendo da configuração – o 100% elétrico pesa 1.595 quilos. O Renegade brasileiro, que conta apenas com o motor 1.3 turbo flex T270, varia de 1.393 a 1.468 quilos.
No Brasil, as motorizações mais cotadas para o Avenger são a 1.0 turbo flex T200 – usado nos Citroën C3 You, C3 Aircross e Basalt, nos Peugeot 208 e 2008 e nos Fiat Strada e Fastback –, com 125/130 cavalos e 20,4 kgfm, ou a configuração híbrida leve Bio-Hybrid do mesmo motor, combinado com um elétrico dianteiro de quatro cavalos com 12V e 3 kW, adotada nos Fiat Pulse e Fastback Bio-Hybrid, que entrega os mesmos torque e potência.
No Brasil, os modelos que usam ambas as motorizações adotam transmissão automática tipo CVT com 7 marchas simuladas.
Disponível na Europa, a opção com câmbio manual do Avenger talvez não seja oferecida no mercado brasileiro, pelo menos no primeiro momento – no segmento de SUVs, a preferência do consumidor brasileiro inclina-se cada vez mais para a praticidade que os câmbios automáticos oferecem.
Variantes híbridas plug-in e 100% elétricas podem vir, para compor a parte superior da linha.
Ficha Técnica – Jeep Renegade “10 Anos”
Motor: GSE T270, flex, 1.332 cm3, 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas no cabeçote com variador de fase, 4 válvulas por cilindro, turbo, injeção direta
Potência: 180/185 cavalos (gasolina/etanol) a 5.750 rpm
Torque: 27,5 kgfm
Câmbio: automático com 9 marchas
Tração: 4×4 sob demanda, comando pela alavanca seletora e borboletas
Suspensão: dianteira e traseira independentes, MacPherson, braço de controle, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Carroceria: utilitário esportivo compacto com 4 portas e 5 lugares
Direção: eletricamente assistida
Freios: discos ventilados na frente e rígidos atrás
Rodas e pneus: liga de alumínio, 6.5J x 17 com pneus 225/65 R17
Dimensões: 4,26 metros de comprimento, 1,80 metro de largura (sem espelhos), 1,73 metro de altura e 2,57 metros de entre-eixos
Peso: 1.643 quilos
Capacidade do porta-malas: 320 litros
Tanque de combustível: 55 litros
Preço: R$ 185.990
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