Jetta 2021: preço, consumo, motor, equipamentos (e detalhes)

Jetta 2021: preço, consumo, motor, equipamentos (e detalhes)

Você já conhece a nova geração do Volkswagen Jetta 2021? O sedã médio da marca alemã mudou radicalmente em outubro de 2018 e ficou bem mais moderno.


Agora ele traz a mesma plataforma do Passat e uma série de recursos de conectividade e segurança.

O novo Jetta 2021 se destaca pelo nível de equipamentos e também pelo porte avantajado, que se traduz em um amplo espaço interno.

Pode ser considerado uma boa opção também pelo conjunto mecânico eficiente, com desempenho dentro da média do segmento.

Quer saber mais sobre o novo Volkswagen? Confira abaixo todos os detalhes:

Jetta 2021: preço, consumo, motor, equipamentos (e detalhes)

Novo Jetta 2021 – detalhes

A nova geração do Volkswagen Jetta 2021 mudou radicalmente. Importado da fábrica da marca em Puebla, no México, o sedã médio agora conta com a nova identidade visual da marca alemã, além de uma série de novos recursos, uma plataforma mais moderna, dimensões maiores e, inclusive, preços bem mais altos.

No visual, o destaque fica para a dianteira. Ali estão os faróis menores e mais afilados com iluminação em LED, formando conjunto com uma enorme grade com detalhes cromados.

Há também um para-choque mais marcante e o capô com seis vincos. As laterais, por sua vez, têm superfícies bem definidas e janelas amplas, além de um vinco no nível das maçanetas.

Fora isso, os balanços dianteiro e traseiro (distância em linha reta do centro das rodas dianteiras até a extremidade do para-choque frontal) foram reajustados, conferindo um ar mais esportivo ao carro.

Houve uma redução de 10 mm na frente, passando para 896 mm, enquanto o traseiro passou para 1.118 mm, ou 16 mm a mais que antes.

Jetta 2021: preço, consumo, motor, equipamentos (e detalhes)

Partindo para a traseira, não dá para negar que há uma forte semelhança entre o Novo Jetta e o Novo Virtus. Isso por conta das lanternas espichadas e afiladas com recorte moderno que invadem a tampa do porta-malas.

As lanternas, inclusive, contam com iluminação em LED. Há ainda um spoiler integrado ao design da tampa do porta-malas.

Ainda no lado externo, o carro traz tomadas de ar próximas aos faróis de neblina e o assoalho com revestimento para melhorar o escoamento do ar. Com isso, o Novo Jetta 2021 tem coeficiente de arrasto (Cx) de apenas 0,29.

O interior, todavia, traz uma série de novos recursos tecnológicos.

O Jetta R-Line trouxe o inédito painel de instrumentos totalmente digital Active Info Display, com uma tela de 10,25 polegadas, capaz de exibir informações de condução, navegação, assistência, sistema de entretenimento e os itens comuns de um painel, como velocímetro e conta-giros.

O acabamento mistura plástico rígido e materiais macios ao toque, sobretudo no painel.

Jetta 2021: preço, consumo, motor, equipamentos (e detalhes)

Ainda entre os equipamentos, há como destaque a central multimídia Discover Media com Android Auto, Apple CarPlay, Mirrorlink e tela colorida sensível ao toque de oito polegadas com sensor de aproximação.

O sedã da Volkswagen traz também o controle adaptativo de distância e velocidade (usa um sensor de radar na dianteira e acelera e freia de acordo com uma distância pré-definida do veículo à frente), sistema de monitoramento frontal com frenagem de emergência (emite alertas visuais ou sonoros e freia o carro automaticamente em caso de potencial colisão) e sistema de frenagem automática pós-colisão (aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida para reduzir a energia cinética residual).

A lista inclui ainda função de frenagem de manobra (freia o veículo automaticamente ao detectar a aproximação de objetos na traseira), bloqueio eletrônico do diferencial (XDS+, que diminui a necessidade de movimentação do volante através de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas) e assistente de luz para farol alto (analisa o tráfego à frente do Jetta ou sentido contrário e controla a ativação do farol alto).

E graças à plataforma modular MQB, o novo Jetta 2021 está maior.

Ele tem 4,7 m de comprimento (4,3 cm a mais), 1,79 m de largura (2,1 cm a mais) e 1,47 m de altura (0,1 cm a mais), enquanto o entre-eixos sofreu um crescimento de 3,7 cm, passando para 2,68 m. O porta-malas segue com capacidade para 510 litros.

Outro destaque era a versão R-Line. Além da lista de equipamentos mais recheada, o Jetta R-Line trazia um visual e um acabamento interno diferenciados.

Do lado de fora, havia a grade frontal com acabamento em preto brilhante, logotipo R-Line na grade dianteira e nos para-lamas dianteiros, rodas de liga-leve “Viper” de 17 polegadas, retrovisores pintados em preto, teto pintado de preto, detalhes cromados no para-choque traseiro, entre outros.

Já o interior era dotado de acabamento escurecido no teto e nas colunas, além de apliques na cor cinza “Fishbone” no painel e nas laterais de porta, volante exclusivo com base achatada e o logotipo da versão.

O primeiro Volkswagen a trazer a versão R-Line foi o Passat CC, em fevereiro de 2011.

Jetta 2021: preço, consumo, motor, equipamentos (e detalhes)

Novo Jetta 2021 – novidades

Depois das muitas novidades citadas acima, o Jetta 2021 sofreu enormes alterações em sua linha. E essas mudanças começaram no final da vida da linha 2020, quando a Volkswagen decidiu descontinuar a versão de entrada 250 TSI, que havia chegado por R$ 99.990.

Junte a isso o aumento sofrido pelo modelo nessa época (novembro de 2020), e o Jetta mais barato passou a ser o Comfortline 250 TSI, que partia de R$ 132.350. Além dessa versão, o sedã ainda oferecia as opções R-Line 250 TSI (R$ 140.050) e GLI 350 TSI (R$ 167.150).

Pouco tempo depois, em março do ano seguinte, chegou a nova linha do Jetta 2021 e com mudanças ainda mais drásticas. A VW agora decidia retirar por completo todas as versões com motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque (Comfortline e R-Line), restando apenas a mais cara e esportiva GLI.

Vendido agora em versão única, o Jetta 2021 ainda sofreu mais um aumento e passou a custar R$ 178.490. Por outro lado, a marca adicionou itens como a conexão sem fio para Apple Carplay na central multimídia de 8 polegadas (Android Auto ainda exige o cabo), carregador para smartphone sem fio e uma porta USB do tipo C.

O motor continua o mesmo usado anteriormente: 2.0 turbo com 230 cv e 35,7 kgfm de torque, associado ao câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas.

Em nenhum momento a Volkswagen divulgou os motivos que a levaram a tomar tal decisão, que definitivamente coloca o Jetta 2021 no mesmo caminho do Golf, que foi perdendo aos poucos suas versões até sair de linha. Uma explicação (não muito convincente) seria a chegada do novo SUV Taos, que usará apenas os motores 1.4 TSI.

Confira abaixo as mudanças anteriores da linha 2020:

As novidades da nova geração do Volkswagen Jetta 2020 são justamente as citadas acima. O carro mudou totalmente, com direito a um visual e um interior mais modernos, além da plataforma modular MQB que rendeu um aumento nas dimensões, novos equipamentos de série e um conjunto mais eficiente.

Após seu lançamento, porém, a Volkswagen trouxe mais novidades para o modelo, que complementaram sua linha nas duas extremidades. Primeiro, a marca lançou a nova versão de entrada 250 TSI, interessante por seu custo-benefício e ficando abaixo dos R$ 100 mil, como seus rivais também fazem com suas versões de acesso.

O Jetta 250 TSI 2020 vem com o mesmo motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas. Mas ele tem rodas menores (16 polegadas) e cortou alguns itens, como faróis de neblina e câmera de ré. Por dentro, nada de bancos ou volante em couro, chave presencial, seletor de modo de condução ou retrovisor interno fotocrômico. Mas o modelo manteve a central de multimídia de 8 polegadas, faróis e lanternas em LEDs, controles de tração e estabilidade, seis airbags, entre outros itens.

Depois desse lançamento, veio o mais aguardado: a versão esportiva e topo de linha GLI. Nela tudo ficou diferente e mais agressivo, a começar pelo motor: 2.0 turbo de 230 cv e 35,7 kgfm de torque, com câmbio DSG de dupla embreagem e seis marchas.

O visual também mostra que se trata de uma versão apimentada, com detalhes em vermelho na grade e o emblema GLI em destaque, além de faróis de LED com assinatura exclusiva. As rodas são de 18 polegadas, com pneus 225/45.

Por dentro o modelo vem bem equipado para justificar seu preço, que hoje beira os R$ 145 mil, com bancos esportivos (com ajustes elétricos para o motorista), Auto Hold, som da marca Beats, quadro de instrumentos digital, multimídia com tela de 8 polegadas, entre outros. Entre os opcionais, o modelo tem teto solar elétrico e pintura cinza chumbo.

Jetta 2021: preço, consumo, motor, equipamentos (e detalhes)

Novo Jetta 2021 – versões

  • Volkswagen Jetta GLI 350 TSI 2021

Cores disponíveis: Branco Puro, Cinza Puro e Vermelho Tornado (sólidas, sem custo adicional); Cinza Platinum e Prata Pyrit (metálicas, por R$ 1.520); Preto Mystic (perolizada, por R$ 1.620).

Novo Jetta 2021 – equipamentos

Volkswagen Jetta GLI 350 TSI 2021

ITENS DE SÉRIE: 6 airbags (2 frontais com desativação do lado do passageiro, 2 laterais e 2 de cortina), ACC – Controle adaptativo de distância e velocidade com função de frenagem de emergência, Banco do motorista com ajustes elétricos, Apoio lombar ajustável eletricamente, App-Connect (Apple Carplay wireless, Android Auto via cabo), Ar condicionado “Climatronic” com regulador de temperatura de 2 zonas e filtro de alérgenos, Isofix, Banco traseiro com encosto bipartido e rebatível, Bancos dianteiros com aquecimento e climatização ativa, Bloqueio eletrônico do diferencial “XDS”, Carregador de celular por indução (Wireless Charger), Comando autom. do farol, com farol de ro rodagem diurna, função “Leaving-Home” e função manual “Coming-Home”, Controle eletrônico de estabilidade “ESC” e controle de tração “ASR”, Câmera traseira para auxílio de estacionamento, Descanso de braço central dianteiro e traseiro, Direção progressiva, Entrada USB “tipo C”, Espelho retrovisor externo com função de memória, eletricamente regulável / aquecível, Espelho retrovisor interno antiofuscante automático, Faróis de LED para farol baixo e farol alto, Freio de estacionamento eletromecânico com função Auto Hold, Iluminação ambiente interna em LED, com 10 tipos de cores no interior do veículo no modo Individual, Lanterna traseira com iluminação em LED, Luz de neblina traseira, Painel de instrumentos digital programável “Active Info Display”, Pneus 225/45 R18, Regulagem do farol alto “Light Assist”, Revestimento dos bancos parcialmente em couro, Revestimento interno do teto na cor preto, Rodas de liga leve aro 18″ – “Polanko”, Seleção do perfil de condução “Mode” (Normal / Esporte / Eco / Individual), Sensor de chuva, Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, Sistema de monitoramento frontal “Front Assist”, Sistema de navegação, Sistema de travamento e partida Keyless Access sem chave com SAFELOCK, Sistema som “BEATS” com sensor de aproximação, comando de voz, 6 alto- falantes, Sistema Start-Stop com reaproveitamento da energia de frenagem, Spoiler traseiro na cor do veículo, Tubo final de escape de fluxo duplo, Vidros dianteiros e traseiros elétricos, Volante esportivo multifunções em couro com Shift Paddels, entre outros.

OPCIONAL: teto solar elétrico panorâmico (R$ 6.290).

Novo Jetta 2021 – preço

Confira os preços do Volkswagen Jetta 2021:

  • Volkswagen Jetta GLI 350 TSI 2021 – R$ 178.490

Preços com base no configurador online da Volkswagen em março de 2021.

Novo Jetta 2021 – motor

As versões Comfortline e R-Line do Volkswagen Jetta eram equipadas com o conhecido motor 1.4 TSI flex de quatro cilindros. Produzido pela marca alemã na fábrica de São Carlos (SP), este propulsor era a opção de entrada dentro da linha do sedã.

Ele consegue desenvolver 150 cavalos de potência, a 5.000 rpm, e 25,5 kgfm de torque, disponível entre 1.400 e 3.500 giros. Tais números de potência e torque são entregues com gasolina ou etanol.

O câmbio é um automático Tiptronic de seis marchas com conversor de torque. Todavia, as trocas manuais de marcha são feitas somente através da alavanca – a geração anterior do carro tinha ainda paddle shifts atrás do volante.

Jetta 2021: preço, consumo, motor, equipamentos (e detalhes)

O conjunto inclui também o sistema start/stop desde a versão de entrada. Tal função desliga o motor durante a marcha a lenta quando o pedal do freio é pressionado, como em semáforos. Ao liberar o pedal de freio, o motor reinicia, melhorando o consumo de combustível no transito urbano.

Já o Jetta GLI 2021 vem com o motor 2.0 TSI de até 230 cavalos de potência e 35,7 kgfm de torque, combinado ao câmbio DSG de seis marchas e dupla embreagem e tração dianteira.

Na geração anterior, o Jetta 2.0 TSI 2018 com seus 211 cv e 28,6 kgfm, também com a caixa automatizada DSG e tração dianteira, conseguia atingir os 100 km/h em 7,2 segundos e velocidade máxima de 241 km/h. Nada mau para um sedã médio, hein?

Novo Jetta 2021 – desempenho

Confira os dados de aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima:

  • Volkswagen Jetta GLI 350 TSI 2021 – 6,8 segundos e 250 km/h

Novo Jetta 2021 – consumo

Jetta 2021: preço, consumo, motor, equipamentos (e detalhes)

Confira os dados de consumo, tanto no ciclo urbano quanto no rodoviário:

CONSUMO CIDADE:

  • Volkswagen Jetta GLI 350 TSI 2021 – 9,9 km/l

CONSUMO ESTRADA:

  • Volkswagen Jetta GLI 350 TSI 2021 – 12,5 km/l

Novo Jetta 2021 – manutenção e revisão

A nova geração do Volkswagen Jetta 2021 conta com garantia de três anos, sem limite de quilometragem. Porém, para manter o carro dentro da garantia, o proprietário precisa fazer as revisões periódicas, sendo elas com intervalo de 10 mil quilômetros rodados ou um ano.

Uma das novidades do novo sedã médio é o programa Revisão de Série Volkswagen. Nele, a marca oferece as três primeiras revisões sem qualquer custo aos proprietários do Jetta e também de outros modelos da gama, como o Virtus Highline, Tiguan Allspace e outros.

Sendo assim, caso você não ultrapasse os 30 mil km rodados em três anos, poderá manter o seu carro dentro da garantia sem gastar com revisões.

Confira os preços das revisões do Jetta GLI 350 TSI 2021:

  • 10.000 km ou 1 ano: Gratuita
  • 20.000 km ou 2 anos: Gratuita
  • 30.000 km ou 3 anos: Gratuita
  • 40.000 km ou 4 anos: R$ 798,06
  • 50.000 km ou 5 anos: R$ 710,46
  • 60.000 km ou 6 anos: R$ 798,06

Novo Jetta 2021 – ficha técnica

Motor

2.0 GLI

Tipo

Dianteiro, Transversal e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.984

Válvulas

16

Taxa de compressão

9,6:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima

230 cv a 4.700 rpm

Torque Máximo

35,7 kgfm a 1.500 rpm

Transmissão

Tipo

DSG de 6 marchas com dupla embreagem

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Independente, multibraço

Rodas e Pneus

Rodas

Liga-leve de 18 polegadas

Pneus

225/45 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.709

Largura (mm)

1.799

Altura (mm)

1.478

Distância entre os eixos (mm)

2.680

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

518

Tanque (litros)

50

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.432

Porta-malas (litros)

510

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,299

Novo Jetta 2021 – fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.