
A Lecar, marca 100% brasileira de veículos híbridos flex, apresenta no Salão do Automóvel de São Paulo o conceito do Lecar Tático, um SUV híbrido-flex de arquitetura nacional para atuar no segmento de utilitários robustos.
Projetado para uso misto — urbano e fora de estrada — e configurado para cinco ocupantes, o Lecar Tático prevê versões 4×2 e 4×4, ampliando seu alcance para diferentes perfis de consumidores.
A proposta da marca é posicionar o modelo acima dos SUVs compactos, alinhando-o ao segmento de utilitários médios e médios-grandes.

Assim como outros modelos da Lecar, o Tático também adota uma arquitetura de propulsão híbrida da categoria Range Extender, na qual o motor a combustão flex atua somente como alimentador do gerador WEG que abastece o motor elétrico HEPU Power, de 165 cavalos, responsável pela tração do veículo.
Veja também
Essa combinação entre os motores gera autonomia de 1.000 km com somente 30 litros de etanol no tanque, aliando desempenho e eficiência, sem a necessidade de recarga externa.

Flavio Figueiredo Assis, CEO e fundador da Lecar, explica: “O Tático reúne todas as características tradicionais de um verdadeiro jipão — postura elevada, construção robusta, vocação para terrenos irregulares e um visual mais quadrado e imponente, que remete a utilitários clássicos.”
Assis continua: “A diferença é que trazemos tudo isso em uma proposta com um conjunto híbrido flex e tração totalmente elétrica, que reduz consumo, diminui custos de manutenção e entrega eficiência real ao usuário.”

O projeto do Tático prioriza robustez estrutural e capacidade off-road, com chassi e carroceria projetados para resistência e adaptabilidade ao mercado brasileiro.
O projeto traz suspensão reforçada, ângulos apropriados para trilhas e componentes dimensionados para enfrentar condições severas de rodagem. Essa proposta inclui ainda um interior amplo e funcional, alinhado ao perfil de uso múltiplo esperado para o segmento.

A integração com fornecedores brasileiros, como WEG e Horse, responsáveis por sistemas essenciais da plataforma híbrida, busca reforçar o desenvolvimento local e reduzir dependências externas.
Figueiredo afirma: “Desenvolvemos o conceito Tático para o consumidor que precisa de um SUV de uso misto, com alma de jipão, mas alinhado às demandas atuais: mais eficiência energética, menos emissões e menor complexidade mecânica.”
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










