A Hertz Global Holdings Inc. enfrenta dificuldades financeiras após uma estratégia malsucedida de eletrificação de sua frota, o que gerou perdas superiores às previstas para o terceiro trimestre.
A companhia reportou um prejuízo ajustado de 68 centavos por ação, acima da estimativa dos analistas de 46 centavos.
Além disso, a Hertz sofreu uma desvalorização de US$ 1 bilhão em sua frota, composta por veículos elétricos e a combustão adquiridos a preços altos, levando a uma queda de 12% nas ações na última terça-feira.
Essa é a quarta perda trimestral consecutiva da empresa, revelando o impacto de sua estratégia para eletrificar a frota com veículos Tesla.
A queda nos preços dos EVs da Tesla no mercado de revenda e os custos elevados de reparo dificultaram a lucratividade da Hertz. Muitos clientes preferiram alugar veículos convencionais, impactando as receitas com EVs.
O faturamento trimestral caiu 5%, para US$ 2,6 bilhões, e a receita por veículo também registrou queda de 3%. Além disso, a depreciação mensal aumentou em 89%, alcançando US$ 537 por veículo.
O novo CEO da Hertz, Gil West, está executando uma série de mudanças para reverter os prejuízos, incluindo a venda de dezenas de milhares de EVs e de modelos a combustão comprados a preços inflacionados durante a escassez de semicondutores em 2022.
A empresa espera encerrar 2025 com uma frota alinhada à demanda do cliente, após ajustar sua frota para refletir a preferência dos consumidores.
Como parte do plano de recuperação, West projeta uma redução significativa nos custos de depreciação. No quarto trimestre, estima-se que a depreciação por veículo fique entre US$ 350 e US$ 375 mensais, com a expectativa de redução para US$ 300 nos próximos períodos.
Esse ajuste visa estabilizar os resultados financeiros e aumentar a lucratividade.
Para Chris Woronka, analista sênior do Deutsche Bank, essa transformação é um projeto de longo prazo e 2025 ainda será um ano de transição.
Ele acredita que, apesar dos desafios, as medidas atuais podem colocar a Hertz em uma posição mais sólida ao final do processo.
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