
No princípio eram os cavalos, sendo a montaria um meio de transporte rápido e que inclusive fez parte de momentos históricos importantes do mundo, todavia, com a invenção do motor a combustão, surgiram as motocicletas, embora pouco antes as bicicletas.
Agora, a Kawasaki quer voltar às origens e o conceito Corleo, quer trazer de volta a montaria, mas não mais sobre cavalos e sim sobre um veículo que parece uma moto, mas com pernas…

O Kawasaki Corleo é um tipo de quadrúpede robótico que permite ser conduzido quase como uma moto, já que é necessário se inclinar para acompanhar os movimentos, a exemplo também dos cavalos.
O veículo é descrito pelo fabricante de motos como “uma futura máquina sensorial de mobilidade pessoal off-road”.

Conhecida por fazer mais que motos, robôs de linhas de produção, especialmente de fábricas de carros, a Kawasaki está presente na robótica há muito tempo e agora vem externar isso com o Corleo.
Trata-se de um tipo de robô-cavalo que permite ao condutor explorar áreas onde uma motocicleta não daria conta, levando seu condutor confortavelmente.

Num vídeo divulgado para a imprensa, o Kawasaki Corleo aparece com um condutor em seu assento, segurando os comandos que parecem ser fixos, andando por regiões de difícil acesso e até saltando como um cavalo.
No melhor estilo “Black Mirror”, o Corleo parece um veículo de ficção científica e até sua propulsão corrobora para isso, já que é movido por hidrogênio (se usar as cápsulas da Toyota, então, nem se fala…).

Usando células de combustível, o Corleo produz energia elétrica para mover as pernas e o resultado do processo eletroquímico é simplesmente água.
No entanto, não espere o Corleo para o próximo ano, já que a montaria robótica da Kawasaki é esperada comercialmente apenas por volta de 2050. Até lá, contente-se com as motos da marca ou cópias chinesas que chegarão bem mais cedo…

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!