O grupo Gandini é o representante da Kia no Brasil há muitos anos e agora deseja apostar mais firmemente no segmento de comerciais leves elétricos, já atuando com boa presença com o VUC Bongo K2500, o caminhão leve mais vendido da categoria.
Segundo o site Automotive Business, o grupo sediado em Itu, interior de São Paulo, estuda trazer a linha de comerciais leves elétricos PV, sendo no caso os modelos PV5 e PV7, que fazem parte de uma família sofisticada de vans e furgões.
Apresentados como conceito na CES 2024, em Las Vegas, assim como na IAA Transportation 2024, em Hanôver, a linha PV é feita sobre uma nova plataforma elétrica comercial chamada PVB ou Platform Beyond Vehicle.
Ainda muito recente, a nova linha não chegou a qualquer mercado e isso deve começar pelo Japão a partir do início de 2026, com produção já no fim de 2025.
Com autonomia de até 400 km, a linha PV tem vans de cinco ou sete lugares, bem como furgões com tamanhos variados, ainda não detalhados pela marca sul-coreana.
Por aqui, a chegada da linha PV deve acontecer entre 2026 e 2027, segundo fonte da Kia, que ainda ressaltou que a decisão foi tomada com base no retrospecto da marca por aqui, que desembarcou nos anos 90 com a van Besta.
De lá para cá, a Kia teve o Ceres, mas foi o Bongo que reinou no segmento de VUC, sempre disputando vendas com o rival Hyundai HR, fabricado aqui.
Para contornar o impedimento legal de fabricar no país, devido à enorme multa colossal da Asia Motors, o grupo Gandini acabou fechando acordo com a Nordex para montagem do K2500 no país vizinho.
Assim, o VUC diesel chega ao Brasil como um produto regional, livre de imposto de importação de 35% e atendendo assim à demanda local com volumes maiores.
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