Kia EV5 é revelado pelo governo chinês antes da Coreia do Sul

kia ev5 china 1

A China revelou mais um carro mantido em segredo pelo fabricante, o Kia EV5, que será produzido também por lá e que o Ministério da Indústria e Informação revelou no processo de homologação.

O SUV elétrico da marca coreana é mais uma aposta da Kia para o mercado de veículos elétricos e o EV5 segue o mesmo estilo dos demais produtos da linha, com linhas multifacetadas.

De porte médio, o EV5 tem 4,615 m de comprimento, 1,875 m de largura, 1,715 m de altura e 2,750 m de entre eixos, o SUV da Kia pesa 1.870 kg.

kia ev5 china 2

Com baterias de lítio, o EV5 usa a plataforma E-GMP com suspensão traseira multilink, tendo ainda motor elétrico dianteiro de 218 cavalos e 31,5 kgfm.

Limitado a 185 km/h, o Kia EV5 internacional ainda não teve o tamanho da bateria revelado e nem sua autonomia, mas podemos imaginá-lo com células de 58 kWh e/ou de 77,4 kWh, as usadas pelo EV6.

No entanto, rumores dizem que a bateria NMC (níquel-manganês-cobalto) de 82 kWh será a utilizada de fato e com um alcance de até 600 km.

A autonomia deve ficar na casa de 500 km na bateria grande, não devendo cair abaixo de 400 km na menor, garantindo assim que o EV5 fique dentro do esperado para um SUV médio elétrico de atuação global.

kia ev5 china 3

Na China, contudo, o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação divulgou que as células serão de fosfato de ferro e lítio, com 82 kWh.

Elas são do tipo Blade e fornecidos pela BYD, mas com autonomia não indicada.

Rival do Toyota bZ4X e do VW ID.4, o Kia EV5 tem chances de ser vendido no Brasil, fazendo assim dupla com o EV6 e com os esperados modelos menores.

Por ora, o Kia EV6 ainda é uma promessa, com a importadora Gandini dando ênfase nos modelos hibridizados ou híbridos, como Stonic, Sportage e Niro.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Sem categoria

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X