
Parece que, por mais que a indústria automobilística chinesa tenha evoluído em design e inovação, ainda há casos que fazem o mundo lembrar dos tempos em que copiar projetos era quase um padrão.
O mais recente exemplo disso vem da montadora Dongfeng, que apresentou oficialmente o Nano 06, um SUV elétrico compacto com um visual que remete — e muito — ao recém-lançado Kia EV3.
Enquanto a Kia ainda avalia se trará o EV3 ao mercado chinês, a Dongfeng foi mais rápida e colocou o seu “inspirado” modelo à venda.
Apresentado em abril, o Nano 06 já está disponível para pedidos e, apesar de não ser uma cópia perfeita, os traços estéticos não deixam dúvidas: proporções, faróis, janelas, recortes da carroceria e até as rodas de liga leve parecem saídas da prancheta da Kia.
Para evitar acusações formais de plágio, a Dongfeng adicionou alguns elementos exclusivos ao seu SUV.
Os para-choques foram redesenhados, as lanternas têm assinatura própria e a lateral conta com superfícies mais limpas.
Um toque realmente original é o porta-malas bipartido, cujo compartimento inferior se transforma em mesa ou banco improvisado.
Por dentro, o carro segue a fórmula de muitos elétricos chineses: central multimídia flutuante de 12,8 polegadas, painel digital de 8,8 polegadas e acabamento moderno.
A cabine tem cinco lugares e pode ser convertida em uma cama sob o teto solar panorâmico, além de oferecer 500 litros no porta-malas e mais 70 litros no frunk.
Em termos técnicos, o Nano 06 é construído sobre a plataforma Quantum Architecture No. 3 e tem motor elétrico de 181 cv com 29,5 kgfm de torque.
A marca oferece duas versões de bateria: uma de 44,94 kWh, com autonomia de até 401 km, e outra de 51,87 kWh, que alcança até 471 km — sempre no ciclo chinês CLTC. A recarga rápida também impressiona: são necessários apenas cinco minutos para obter 100 km de alcance.
Mas o fator mais chamativo é o preço.
Enquanto o Kia EV3 deve custar cerca de 40 mil dólares na Europa (mais de R$ 220 mil), o Nano 06 sai por valores entre 79.900 e 109.900 yuan — algo entre R$ 60 mil e R$ 84 mil.
Em outras palavras: um terço do valor do concorrente coreano.
Apesar de não atuarem no mesmo mercado no momento, o lançamento reacende a velha discussão sobre originalidade na indústria automotiva chinesa.
E o Dongfeng Nano 06 já chega com rivais locais definidos: modelos como o BYD Yuan Up, o Wuling Bingo Plus e o Baojun Yep Plus.
Resta saber se, além do visual familiar, ele também será capaz de entregar a mesma eficiência e confiabilidade dos modelos que pretende imitar.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!