
A Kia deu um passo decisivo rumo ao futuro da mobilidade comercial ao inaugurar oficialmente seu primeiro complexo industrial voltado exclusivamente à produção de vans elétricas.
Localizada em Hwaseong, na Coreia do Sul, a nova planta faz parte da estratégia global da marca para dominar o segmento de veículos utilitários eletrificados até o fim da década.
Batizado de Hwaseong EVO Plant, o centro de produção será capaz de fabricar até 250 mil unidades por ano quando estiver totalmente operacional.
A área total da instalação supera os 303 mil metros quadrados — equivalente a cerca de 42 campos de futebol.
Veja também

A fábrica foi idealizada dentro da nova estratégia PBV (Platform Beyond Vehicle), apresentada pela Kia em 2022, que visa transformar veículos comerciais em plataformas multifuncionais, com foco em conectividade, autonomia elétrica e personalização para diversos tipos de uso.
Na última sexta-feira (14), a montadora celebrou a conclusão da primeira etapa do projeto, chamada de EVO Plant East, em um evento que contou com a presença do primeiro-ministro sul-coreano, Kim Min-seok, e do presidente do Grupo Hyundai, Euisun Chung.
Essa fase inicial ocupa 98.433 m² e terá capacidade para produzir 100 mil unidades por ano.
É lá que está sendo fabricada a PV5, primeira van elétrica da Kia, nas versões Passageiro, Carga, Chassis Cabine e Acessível para Cadeira de Rodas (WAV).
Já o segundo módulo da instalação, o EVO Plant West, começou a ser construído simultaneamente.
Ele terá 136.671 m² e ficará responsável por modelos maiores da linha PBV, incluindo a futura PV7. Com ele, a produção anual total do complexo saltará para 250 mil veículos.
Além da linha principal, a Kia também opera um centro dedicado à customização de modelos baseados na PV5. Lá, são produzidas versões específicas como caminhonetes com caçamba aberta, vans de camping e veículos com baú fechado.
A van PV5 já começou a ser entregue na Coreia do Sul e em países da Europa, tanto na versão de carga quanto na de transporte de passageiros.
Os modelos disponíveis oferecem duas opções de bateria: 51,5 kWh e 71,2 kWh, com autonomia estimada entre 294 km e 415 km pelo ciclo WLTP, dependendo da configuração.
Recentemente, a PV5 Cargo entrou para o Guinness World Records ao percorrer a maior distância já registrada por uma van elétrica leve carregada com carga máxima.
Com o novo centro industrial e uma gama de produtos modulares, a Kia deixa claro que quer ocupar um espaço de protagonismo no setor de transporte comercial sustentável — um mercado ainda em formação, mas com potencial gigantesco, especialmente diante das metas globais de descarbonização.
A ofensiva da marca combina alta tecnologia, eficiência energética e soluções customizáveis para frotistas e empresas logísticas que buscam eletrificação com baixo custo operacional.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










