Kia mostra conceitos de comerciais leves elétricos na CES 2024

kia pbv concepts 1
kia pbv concepts 1

A Kia mostra na CES 2024, que começa hoje em Las Vegas, Nevada, uma linha de conceitos de comerciais leves elétricos e integrados, que promete trazer mais versatilidade no uso graças a uma tecnologia que permite convertê-los rapidamente.

Chamado de Kia Platform Beyond Vehicle (PBV), o conceito geral permite que se altere a carroceria destes veículos para funcionar de outras formas, usando plataforma baixa e baterias de lítio planas, ampliando assim o espaço para carga.

kia pbv concepts 2
kia pbv concepts 2

Batizados de PV1, PV5 (este em duas versões) e PV7, os conceitos comerciais da Kia possuem partes das carrocerias intercambiáveis, com o posto do motorista fixo, usando um sistema de acoplamento eletromagnético para fixação.

Oferecidos nas opções de carroceria Basic, Van, High Roof e Chassis Cab, a linha PBV tem no PV1 um monovolume compacto, ideal para grandes centros e áreas restritas, enquanto o PV5 é o mais versátil com seu porte intermediário.

kia pbv concepts 3
kia pbv concepts 3

Já o PV7 é uma van compacta que teria como alvo as linhas médias da Stellantis, com Expert, Scudo e Jumpy, por exemplo. Ainda que a Kia mostre seu conceito na CES 2024, a gama parece mais orientada para a União Europeia.

A Kia explica que a tecnologia consiste em um sistema de trilhos integrado no teto, piso e painéis laterais do veículo, bem como no exterior, que permitem a personalização do veículo para atender às necessidades individuais do cliente.

kia pbv concepts 4
kia pbv concepts 4

A marca coreana diz que este sistema foi projetado para permitir a transferência perfeita de mercadorias e itens entre veículos, utilizando armários e estruturas, usando esses trilhos para nivelar os veículos e facilitar a movimentação de carga.

kia pbv concepts 5
kia pbv concepts 5

Isso elimina a necessidade de empilhadeira ou equipamentos externos para o transbordo, tendo ainda cada veículo um conjunto de adaptadores para diversos acessórios. A Kia não deu detalhes técnicos, mas enfatiza o compartilhamento com a EVX vigente.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Kia

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X