A Kia Tasman aparece novamente, mas agora de forma oficial sob uma camuflagem estilizada, criada pelo artista Richard Boyd-Dunlop, oriundo da Austrália e da Nova Zelândia, que criou o tema “The Path Never Taken”, que ressalta o espírito aventureiro da Tasmânia.
Karim Habib, designer, vice-presidente executivo e diretor da Kia Global, comenta: “Nossa picape Tasman incorpora o compromisso da Kia com design e inovação, bem como seu espírito de aventura. O artista Richard Boyd-Dunlop criou um design de camuflagem exclusivo, com o apoio da equipa de design da Kia, que retrata uma viagem e reflete uma essência de aventura única no Tasman”.
Bom, pela declaração da Kia, seus mercados principais são Coreia, Austrália, África e Médio Oriente, sendo que a América do Sul ou latina não são mencionadas, nem mesmo Europa, Ásia Central ou a América do Norte.
Estilosa, a Kia Tasman não seguirá uma linha mais tradicional de estilo, com faróis incorporados (pelo menos em parte) às saias de rodas dianteiras, que foram deixadas à mostra para enaltecer a robustez da picape.
Com a frente truncada, que lembra vagamente a proposta da Jeep Gladiator, a Kia parece mesclar os dois estilos, para oferecer uma picape divertida e aventureira, sem mergulhar num estilo mais tradicional, como fez a Stellantis com a Fiat Titano.
No entanto, a Kia diz que “além de cumprir sem esforço o papel de uma picape voltada para o trabalho, a Tasman foi projetada para atender às diversas necessidades pessoais dos clientes” e “suportar até as atividades de lazer mais extremas”.
Trata-se de uma ação ousada e arriscada, visto que muitos clientes são tradicionalistas no segmento de picapes. Ainda assim, cabe observar como a Kia lidará com isso. Já não mencionar nossa região é algo ruim e ilógico.
Argentina, Brasil e México são grandes mercados de picapes médias e ignorá-los, como poucos fazem, seria um enorme desperdício, ainda mais que a Kia poderia usar o Uruguai para entrar na região por meio de CKD, como a Titano faz.
Espera-se que a Kia Tasman tenha motor diesel 2.2 CRDi de uns 200 cavalos pelo menos, assim como pode usar qualquer 2.5 turbinado ou V6, ambos a gasolina, que estiverem disponíveis na Hyundai-Kia.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!