Kombi agora com exclusivo motor 1.4 Flex

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Reportagem de dezembro de 2005.

Depois de mais de 50 anos quase sem alterações, a Volkswagen aplica mudanças profundas no coração da veterana Kombi. O utilitário na sua linha 2006 deixa de lado o lendário motor 1,6 litro com arrefecimento a ar.

Isso pois este motor é remanescente dos primeiros Fuscas e que não atenderia às novas normas de emissões de poluentes do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente – e ganha um 1,4 Total Flex, com tecnologia bicombustível. A novidade começa a ser vendida em janeiro.

O novo motor da Kombi pertence à família EA-111, composta pelos propulsores 1,0 – de Gol e Fox – e 1,6 – Fox, Polo e Golf. O 1,4 é inédito no mercado nacional, porém sempre foi produzido com os demais na unidade de motores VW de São Carlos, interior paulista, e exportado com Fox e Polo Sedan para a Europa.

Com gasolina, o 1,4 desenvolve 78 cv a 4.800 rpm e tem torque máximo de 12,5 kgfm a 3.500 rpm. Com álcool, são 80 cv a 4.800 rpm e 12,7 kgfm a 3.500 rpm. Antes, a Kombi com motor a ar rendia 58 cv (versão apenas a gasolina) e 67 cv (álcool).

Além do radiador de água à frente – como nas antigas Kombis a diesel – o novo motor exigiu novos pontos de ancoragem no cofre do motor e é dotado de acelerador eletrônico. Com as mudanças, a Kombi ganhou em desempenho e diminuição de ruídos.

A aceleração de 0 a 100 km/h caiu de 26,1 segundos com o 1,6 a gasolina para 16,1 s com o 1,4 abastecido com álcool. A velocidade máxima subiu de 120 km/h para 130 km/h. O consumo urbano, quando abastecida com gasolina, diminuiu de 7,8 km/l com o 1,6 para 10,4 km/l com o 1,4.

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Na estrada, respectivamente, os números melhoraram de 9,0 km/l para 11,8 km/l. Com álcool, o 1,4 Total Flex registra 7,1 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada. As mudanças também chegaram a ao interior. Os mostradores agora são semelhantes aos adotados nas linhas Fox e Gol.

Além do velocímetro com iluminação em vermelho e branco, a Kombi 2006 ostenta marcador do nível do tanque de combustível, cinco luzes de advertência, relógio digital e hodômetros total e parcial agora digitais. A capacidade de carga de uma tonelada e os preços de R$ 36.192,00 (versão furgão) e R$ 37.879,00 (versão passageiros) não mudam.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.