Lada Azimut é o primeiro SUV médio da marca russa; novo modelo mostra evolução do fabricante em meio às sanções internacionais

lada azimut 1
lada azimut 1

Independente de qualquer coisa, a AvtoVAZ deu sua prova de resiliência ao apresentar, no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, o novo Lada Azimut, o primeiro SUV médio da marca russa.

Devendo um SUV de fato há muitos anos, desde os tempos da Renault , a Lada traz agora um carro realmente inteiramente novo, feito sobre a plataforma do sedã Vesta.

lada azimut 2
lada azimut 2

Com 4,416 m de comprimento e 2,675 m de entre eixos, o Lada Azimut foca no estilo “X” da marca e se apresenta com um visual realmente moderno e expressivo, sem ligações com o sedã compacto e sua irmã perua.

Tendo formas robustas, o Lada Azimut porta faróis full LED e luzes diurnas envolventes, com grade e para-choque dotados de formas retilíneas, além de oferecer cintura bem alta e vincada, com direito a pintura em dois tons.

lada azimut 6
lada azimut 6

O Lada Azimut apresenta ainda colunas C dotadas de vigias e acabamento diferenciado, além de teto reto com vidro panorâmico e lanternas em LED envolventes, que seguem o estilo do conjunto ótico frontal.

Vincos nas laterais traseiras destacam mais essa parte do carro, que tem ainda rodas de liga leve estilizadas em aro 18 polegadas.

Por dentro, o Lada Azimut mostra a evolução do fabricante russo em acabamento, com painel e portas assumindo revestimento aparentemente duro, mas apliques texturizados ao centro e revestimentos em duas opções de cores com vincos na parte inferior, que se harmonizam com os bancos.

lada azimut 9
lada azimut 9

O volante de dois raios é novo e tem dupla tonalidade segundo o padrão interno, enquanto cluster e multimídia possuem telas HD de 10 polegadas em matriz IPS.

O Azimut tem ainda inteligência artificial GigaChat e navegação 2GIS sem conexão com internet, assim como carregamento sem fio para smartphones, bancos dianteiros elétricos e monitoramento em 360 graus.

Esse SUV russo tem aquecimento no teto solar panorâmico, para-brisa e vidros dianteiros, bem como freio de estacionamento eletrônico, ar condicionado dual zone, tampa traseira elétrica e modos de condução.

lada azimut 8
lada azimut 8

Com suspensão traseira é por eixo de torção como no Vesta, o Lada Azimut peca ainda por usar velhos motores VAZ 1.6 de 120 cavalos e 1.8 de 132 cavalos…

Este último tem CVT, mas a AvtoVAZ promete uma versão turbo com 150 cavalos e câmbio automático de seis marchas. As vendas começam em setembro de 2026. Preço? Estimado em 2 milhões de rublos ou R$ 139 mil.

Lada Azimut 2026 – Galeria de fotos



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X