
A AvtoVAZ iniciou a certificação do Lada Azimut, primeiro SUV médio da marca russa, que chegará ao mercado local em 2026. O modelo terá 16 protótipos em pré-série que serão montados na linha de montagem principal nas próximas seis semanas.
Destes, cinco já foram concluídos, iniciando assim o processo para produção regular na mesma linha do Vesta, o modelo compacto em carrocerias sedã e perua que centram as vendas da Lada, com 92% dos componentes fabricados com as mesmas ferramentas.

Com 4,416 m de comprimento e 2,675 m de entre-eixos, o Azimut é um pouco mais curto que o Vesta, mas por seu porte, é classificado como um SUV médio de mesmo tamanho do Jeep Compass, por exemplo.
Ele, segundo a AvtoVAZ, utiliza a mesma plataforma do Vesta, o que sugere que projetos como do SUV derivado do Duster não sejam feitos, já que derivam de produtos da Renault.
Veja também

As rodas têm 18 polegadas, a distância ao solo é de 208 mm, mas a tração nas quatro rodas não estará disponível inicialmente.
O que se sabe ainda é que o Lada Azimut terá um motor 1.8 turbinado, já que a AvtoVAZ não possui motores mais modernos em seu portfólio.

Atualmente, os motores VAZ 1.6 e 1.8 aspirados entregam 106 e 122 cavalos, respectivamente, insuficientes para deslocar com desenvoltura um SUV do porte do Azimut.
Se não tivesse ocorrido a Guerra da Ucrânia, provavelmente o Azimut empregaria um propulsor Horse 1.3 Turbo de 162 cavalos na gasolina e 25,5 kgfm, além de CVT ou câmbio de dupla embreagem.

A Lada busca se reafirmar como marca principal da Rússia após a invasão de marcas chinesas e a ressuscitação de marcas soviéticas, como a Moskvich, por exemplo.
O Azimut é o maior passo dado pela Lada desde a chegada do Vesta, até então considerado o carro mais moderno da marca.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias