Ladeira abaixo: Produção global da Toyota cai pelo nono mês consecutivo, em outubro

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A Toyota registrou uma queda na produção global pelo nono mês seguido em outubro de 2024, impactada por quedas significativas nos Estados Unidos e na China.

Apesar disso, a retração foi menos severa em comparação aos meses anteriores, e as vendas globais tiveram alta de 1,4%, alcançando 903.103 veículos — um recorde para o mês.

A produção global da Toyota caiu 0,8% em outubro, totalizando 893.164 unidades. Esse número representa uma melhora em relação à queda de 8% observada em setembro.

Estados Unidos: A produção despencou 13%, devido a uma paralisação de quatro meses na fabricação dos SUVs Grand Highlander e Lexus TX, causada por um problema com airbags. A produção desses modelos foi retomada em 21 de outubro, e a normalização total da fábrica de Indiana é esperada para janeiro de 2025.

China: A produção recuou 9% em meio à forte concorrência com marcas locais, que continuam a dominar o mercado.

Tailândia: A queda foi de 13%, atribuída à baixa demanda na região.

Japão: O país teve um aumento de 8% na produção, recuperando-se de números fracos no ano anterior, quando um acidente em uma fábrica de fornecedores afetou várias plantas.

Canadá e México: Ambos os países registraram um crescimento de 2% na produção.

Apesar dos desafios na produção, a Toyota conseguiu aumentar suas vendas globais em 1,4% em outubro, impulsionadas por uma forte demanda, especialmente no Japão.

Nos Estados Unidos, o impacto dos problemas com airbags mostra como interrupções pontuais podem afetar significativamente os números globais. A retomada da produção de SUVs deve ajudar a empresa a melhorar seu desempenho em 2025.

Na China, a Toyota continua enfrentando forte concorrência de marcas locais que dominam o mercado de veículos elétricos. Este cenário reforça a necessidade de estratégias mais agressivas para competir no maior mercado automotivo do mundo.

Os números de produção e vendas da Toyota incluem veículos da marca Lexus, mas excluem suas subsidiárias Hino e Daihatsu.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.