Ladrões roubam catalisadores de mais de 20 ônibus escolares e forçam escolas dos EUA a suspenderem aulas

onibus escolar eua (1)
onibus escolar eua (1)

Em Michigan City, no estado de Indiana, nos Estados Unidos, estudantes foram surpreendidos nesta semana com um dia inesperado de ensino remoto.

O motivo? Um grupo de criminosos agiu durante a madrugada e furtou os catalisadores de mais de um terço da frota de ônibus escolares da cidade, deixando o transporte completamente comprometido.

O incidente aconteceu na madrugada de segunda para terça-feira.

Veja também

Quando os motoristas começaram a se preparar para sair com os veículos na manhã seguinte, um deles notou um barulho anormal vindo do escapamento , indicando ausência do catalisador.

A equipe técnica do distrito escolar decidiu então verificar os demais veículos e descobriu que o problema era muito mais amplo: mais de uma dúzia de ônibus haviam sido depenados.

onibus escolar eua (2)
onibus escolar eua (2)

Com boa parte da frota inoperante, a direção do distrito escolar optou por suspender as aulas presenciais e transferir todo o sistema de ensino para o formato remoto emergencial, medida aplicada a todos os níveis de ensino.

Somente no dia seguinte foi possível retomar o transporte para alunos do ensino infantil e fundamental, enquanto os estudantes do ensino médio e das séries finais continuaram no ensino remoto por mais um dia.

Embora o distrito se refira ao local onde guarda seus veículos como “garagem”, na prática o espaço funciona mais como um pátio aberto com instalações de serviço ao lado.

Imagens aéreas mostram que a frota está distribuída ao ar livre, cercada por árvores em dois lados e com visibilidade quase nula da rua, o que provavelmente facilitou a ação dos criminosos.

onibus escolar eua (3)
onibus escolar eua (3)

Catalisadores são alvos recorrentes de furtos nos Estados Unidos. Essas peças fazem parte do sistema de escapamento e contêm metais preciosos como platina, paládio e ródio, que têm alto valor no mercado negro.

Como são instalados na parte inferior dos veículos, e especialmente em modelos altos como ônibus escolares, sua remoção pode ser feita rapidamente por ladrões experientes.

Nos últimos anos, os EUA têm registrado um aumento preocupante nesse tipo de crime, muitas vezes associado a quadrilhas organizadas.

O furto de catalisadores se tornou uma verdadeira epidemia em algumas regiões, afetando desde carros particulares até frotas de empresas e instituições públicas, como escolas.

O caso de Michigan City serve como mais um alerta para a crescente vulnerabilidade da infraestrutura pública diante desse tipo de crime.

Enquanto a polícia local investiga o ataque e busca os responsáveis, a comunidade escolar lida com os impactos imediatos — e com a preocupação de que o problema possa se repetir.

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.