Lamborghini amarela e está quase abortando seu primeiro carro 100% elétrico

lamborghini lanzador 7
lamborghini lanzador 7

O futuro elétrico da Lamborghini pode estar prestes a perder a força… antes mesmo de sair da tomada.

Depois de prometer que o Lanzador seria seu primeiro modelo totalmente elétrico, a marca italiana agora admite que está reconsiderando o plano.

Em vez de um EV puro, o novo modelo pode acabar sendo um híbrido plug-in com motor V8.

A decisão final deve sair nas próximas semanas, mas tudo indica que o lançamento da Lamborghini para o fim da década terá sim um pouco de gasolina no tanque.

Veja também

Apresentado como conceito em 2023, o Lanzador parecia uma mistura futurista entre o SUV Urus e o radical Huracán Sterrato, com visual arrojado e promessas ainda mais ousadas: mais de 1.350 cv e tecnologia elétrica de 980 volts.

lamborghini lanzador 6
lamborghini lanzador 6

Mas como revelou o CEO da marca, Stephan Winkelmann, a realidade financeira e o comportamento do consumidor colocaram o projeto em xeque.

“Nós poderíamos fazer um BEV (carro totalmente elétrico), mas acho que seria uma má oferta para os próximos anos,” declarou Winkelmann à Autocar.

“Os nossos clientes ainda não enxergam os elétricos como uma alternativa real.”

Se a decisão pender para o lado híbrido, a Lamborghini já tem a receita pronta: o sistema plug-in híbrido do novo Urus SE e do superesportivo Temerario — que combina um V8 biturbo com motor elétrico — pode ser facilmente adaptado para o Lanzador.

Curiosamente, o Urus também seria elétrico puro, até a marca mudar de ideia discretamente no início deste ano. Parece que o plano “zero emissões” está virando “emissões reduzidas” por conveniência de mercado.

lamborghini lanzador 8
lamborghini lanzador 8

A mudança na estratégia deixaria a Lamborghini fora de sincronia com sua rival Ferrari, que está prestes a lançar o Elettrica, seu primeiro modelo 100% elétrico. Mas quem conhece a Lamborghini sabe que ser diferente faz parte da essência da marca.

E o próprio Winkelmann deixa claro que, no fim das contas, a decisão não é técnica, é comercial:

“Não importa o que a tecnologia pode fazer. Importa o que o cliente quer.”

A mensagem é clara: o barulho do motor ainda fala mais alto que o zumbido dos elétrons — ao menos para quem tem dinheiro para comprar um Lambo.

lamborghini lanzador 11
lamborghini lanzador 11
📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.