Lamborghini ameaça desistir de seu primeiro carro 100% elétrico e culpa o mercado global por falta de aceitação

ceo lamborghini stephan winkelmann
ceo lamborghini stephan winkelmann

A Lamborghini pode estar prestes a recuar de forma significativa em seus planos para o futuro elétrico da marca.

Depois de ter revelado com grande entusiasmo o conceito Lanzador — seu primeiro modelo 100% elétrico — a montadora italiana agora admite que o carro pode sequer chegar às ruas como um EV.

Isso mesmo: o aguardado supercarro elétrico da marca pode acabar virando um híbrido plug-in ou simplesmente nunca ser lançado.

Apresentado em 2023 como um elegante GT 2+2 elevado, o Lanzador prometia unir a usabilidade de um carro para o dia a dia com a performance agressiva típica da Lamborghini .

lamborghini lanzador 7
lamborghini lanzador 7

Na época, o CEO Stephan Winkelmann chegou a afirmar que o modelo era uma janela para o futuro da marca. Agora, esse futuro parece bem mais nebuloso.

Segundo declarações recentes do executivo à imprensa internacional, a empresa tomou duas decisões estratégicas com base no que chamou de “achatamento da curva de aceitação global dos carros elétricos”.

A primeira foi manter o sucessor do SUV Urus como um híbrido plug-in. A segunda? Adiar o lançamento do “quarto modelo”, em referência clara ao Lanzador.

Inicialmente previsto para 2028, o lançamento do Lanzador já havia sido postergado para 2029. Agora, nem essa data parece garantida.

lamborghini lanzador 6
lamborghini lanzador 6

Winkelmann declarou que, embora ainda não haja uma decisão definitiva, o modelo pode acabar sendo um híbrido plug-in , dependendo da evolução do mercado nos próximos anos.

A Lamborghini já iniciou seu processo de eletrificação com o Revuelto, o primeiro híbrido da marca, e seguiu com os lançamentos dos modelos Urus SE e Temerario.

Apesar disso, a empresa quer manter os motores a combustão o máximo de tempo possível, especialmente nos supercarros. O próprio CEO afirmou que, caso os combustíveis sintéticos avancem, isso pode abrir uma brecha para preservar os motores tradicionais.

Enquanto marcas como Ferrari e Lamborghini demonstram hesitação, fabricantes chinesas como a BYD já estão colocando supercarros elétricos no mercado.

lamborghini lanzador 10
lamborghini lanzador 10

A linha de luxo da montadora chinesa, a Yangwang, já tem EVs com mais de 1.200 cavalos e planeja entrar na Europa em breve. O recado está dado: a competição global pela liderança na era elétrica está se intensificando.

Resta saber se a Lamborghini vai conseguir manter sua relevância sem se comprometer plenamente com os EVs.

Com as vendas de modelos como o U9 e U7 crescendo na China, a marca italiana pode se ver, em breve, perdendo espaço para rivais que apostam pesado em tecnologia, desempenho elétrico e inovação.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.